Curso

Patologia Clínica em Pequenos Animais  

›› Pós-graduação EFETUAR INSCRIÇÃO >>

O CURSO

Turmas disponíveis:

  • Turma 09: Jaguariúna/SP – 11 e 12 de Agosto de 2017
 

Descrição:

A Patologia Clínica Veterinária está cada vez mais fazendo parte da rotina dos médicos veterinários que atuam nas mais diversas áreas, onde através dos resultados obtidos nos exames laboratoriais, tomam decisões, adequam suas condutas terapêuticas e classificam o prognóstico de seus pacientes. O conhecimento e a especialização nesta área são extremamente importantes, pois a correta execução dos exames, as particularidades de cada espécie e a interpretação dos resultados exigem dedicação e conhecimento técnico adequado. Médicos, biomédicos e bioquímicos procuram fazer exames de amostras provenientes de animais, mas somente o médico veterinário está apto e executá-las com propriedade. Essa área de conhecimento deve ser explorada apenas pelo médico veterinário, razão pela qual o curso é de extrema importância, capacitando o profissional veterinário para a realização dos exames com qualidade e responsabilidade.
O curso tem como escopo abordar os principais exames laboratoriais na clínica de cães, gatos e silvestres, recebendo em cada aula professores e palestrantes convidados expoentes em suas especialidades dentro do tema Patologia Clínica Veterinária. Haverá aulas teóricas, práticas e demonstrativas sempre respeitando a ética e bem estar animal.
 
 

Carga horária:

  • 450 horas
 

Duração: 

  • 20 meses - aulas presenciais às sextas e sábados de 8hs às 18hs uma vez ao mês.

Público-alvo:

  • Médicos Veterinários
 
* A confirmação das turmas depende de alcançarmos o número mínimo de alunos.
* A inscrição está condicionada ao pagamento da taxa de matrícula antes da data de início do curso.
 

OBJETIVO

Formar profissionais capacitados para a execução de exames laboratoriais de cães e gatos, com conhecimento teórico e capacidade prática para execução desse conhecimento; formar profissionais com maior entendimento sobre ética e bem estar animal e que busquem e apliquem os conceitos de qualidade.

Diferenciais:

  • Aulas práticas e demonstrativas dos exames laboratoriais mais utilizados na rotina de um laboratório veterinário de análises clínicas.
  • Curso presencial com maior interação e aprofundamento do aprendizado através da prática das discussões, troca de informações e feedback.
  • Conteúdo Online: Mais uma vez o IBVET se destaca no setor de ensino proporcionando aos seus alunos todas as informações em um ambiente interativo, moderno e funcional. Trata-se de uma ferramenta virtual em que os alunos terão acesso aos nossos cursos e poderão usufruir de todos os seus recursos como: fóruns, provas, atividades, vídeos, fotos, chats, glossários e muitas outras opções. Este ambiente será utilizado como uma ferramenta enriquecedora de suporte aos encontros presenciais. Lá ficarão disponíveis os arquivos utilizados em aula, textos extras, atividades complementares, fotos e vídeos. Além disso, o EAD permitirá que os alunos interajam mais ativamente, trocando experiências, tirando dúvidas e se ajudando mutuamente, além de permitir contato fácil e rápido com coordenador do curso.

DISCIPLINAS

Bioquímica Clínica – Técnicas, Equipamentos, Kits Bioquímicos, Calibração de Equipamentos e Controle de Qualidade

Razão das muitas dúvidas entre os alunos, a bioquímica costuma trazer temor por seus equipamentos, kits e fórmulas. O intuito deste módulo é que os alunos se envolvam com as técnicas, equipamentos e com o controle da qualidade que a bioquímica exige. Sob o modelo de seminário, os alunos pesquisam e aprendem sobre diversos temas relacionados à bioquímica e capacitam-se para o entendimento da bioquímica clínica, ministrada em disciplinas futuras que abrangem as funções renal, hepática, pancreática, muscular, entre outras.
 

Citologia e Histopatologia

A Citologia e a Histopatologia são disciplinas que exigem muito tempo para sua total compreensão e aprendizado. Neste módulo são demonstradas as técnicas utilizadas nesses exames, suas aplicações e como devem ser interpretados os resultados gerados por esses procedimentos.
 

Coagulação e Transfusão Sanguínea – Testes de Compatibilidade

Um módulo muito esperado e com um assunto considerado difícil pelos alunos, tem em suas professoras a solução para todos os problemas. Após uma aula interativa e muito dinâmica, o conhecimento sobre o tema passa a ser completo e a satisfação da turma garantida.
 

Coleta e Armazenamento de Materiais Biológicos

Mais de 70% dos problemas com resultados laboratoriais são em função da fase pré-analítica, ou seja, aquela que vai desde o preparo do paciente, passa pela obtenção da amostra, até o seu recebimento no laboratório para que se inicie o seu processamento. Por essa razão essa disciplina descreve os procedimentos e normas para a obtenção dos mais diversos tipos de amostras biológicas, tornando-se fundamental para todas as outras etapas do curso.
 

Coproparasitológico e Espermograma

O exame parasitológico de fezes faz parte da rotina de qualquer laboratório veterinário de análises clínicas. De fundamental importância, as demonstrações práticas das técnicas aplicadas são utilizadas na maior parte deste módulo, familiarizando os alunos às formas parasitárias encontradas nestes exames. O espermograma é um exame menos solicitado, porém não menos importante. Animais destinados à reprodução, tem nesta análise uma ferramenta importante no sucesso dos procedimentos.
 

Dermatologia: Técnicas Diagnósticas e Principais Doenças

A dermatologia é a área que mais traz pacientes para a clínica. O diagnóstico laboratorial das dermatopatias é uma ferramenta auxiliar muito importante e as principais técnicas utilizadas são discutidas e apresentadas neste módulo.
 

Doenças Infecciosas de Cães: Toxoplasmose, Brucelose, Leptospirose, Dirofilariose e Doenças virais de Felinos: FIV, FelV, PIF

Visando conhecer as técnicas laboratoriais aplicadas, e, sobretudo, interpretar os achados que auxiliam no diagnóstico destas afecções, esse módulo revisa as doenças infecciosas de cães e gatos que são mais comuns na rotina das clínicas veterinárias. Denso e repleto de conteúdo, exige muito estudo e dedicação por parte dos alunos para que possam aproveitar ao máximo a excelência dos professores convidados.
 

Endocrinologia: Equipamentos e Kits e Endocrinologia: Hipo e Hiperadrenocorticismo, Hiper e Hipotireoidismo e Nanismo

Em sua grande maioria, os laboratórios veterinários que realizam análises hormonais dedicam-se quase que exclusivamente à estas técnicas. Neste módulo os alunos têm a oportunidade de conhecer esses exames, além de revisar as principais doenças. A interpretação dos achados laboratoriais deve ser sempre confrontada com os aspectos clínicos tornando mais adequado o diagnóstico das endocrinopatias.
 

Função Hepática, Glicemia, Diabetes, Equilíbrio Ácido Básico e Pâncreas Exócrino

Com conteúdo denso e muito importante, esse módulo trata de estados comuns na clínica veterinária, como doença hepática e diabetes. Com professores extremamente competentes, as aulas tornam-se agradáveis e de fácil compreensão.
 

Função Renal

Também um dos exames mais solicitados, o perfil renal auxilia muito os clínicos em seus diagnósticos, tratamentos e prognósticos de seus pacientes. Neste módulo, além do estudo das técnicas bioquímicas utilizadas, também são colhidas e analisadas amostras de urina para a execução de todas as etapas do exame de Urina tipo I. A interpretação dos exames e aulas sobre Insuficiência Renal Aguda e Crônica fazem parte deste importante módulo.
 

Hematologia -  Medula Óssea e Hemograma

Uma das disciplinas de maior sucesso, a hematologia é, sem dúvida, um dos temas de maior importância dentro da Patologia Clínica Veterinária, pois os exames que ela compreende, sobre tudo o hemograma, é um dos mais solicitados nas rotinas laboratoriais. Aprender não só a executar esses exames com competência, mas também interpretá-los com segurança, fazem parte dos ensinamentos propostos neste módulo.
 

Hemoparasitas de Cães e Gatos

Visando esclarecer as manifestações clínicas e o correto diagnóstico das hemoparasitoses, esse módulo abrange não só a discussão das principais técnicas utilizadas nestas doenças, mas também uma revisão de cada agente, sua importância e como tornar seguro e definitivo o seu diagnóstico.
 
 

Imunologia e Técnicas Avançadas de Diagnostico: Testes Sorológicos, PCR, Citometria de Fluxo 

Este módulo visa informar e atualizar os alunos quanto as mais modernas técnicas já utilizadas em Medicina Veterinária, sua importância, o futuro para o diagnóstico e a sua viabilidade na atualidade.
 

Líquidos Cavitários: Ascítico, Pleural, Sinovial e Cefaloraquidiano

Neste módulo os alunos colhem e analisam líquidos provenientes do abdômen, tórax, articulações e medula espinhal, com a finalidade não só de aprender a colher esses materiais corretamente mas também analisar adequadamente cada amostra, com suas peculiaridades de interpretação.
 

Metodologia Científica

Nesta disciplina o aluno terá noção básica de técnica de pesquisa bibliográfica, técnica de preparação de monografia, técnica de apresentação de monografia e de metodologia científica básica.
 

Microbiologia

Cultura Bacteriana e Fúngica são exames solicitados quase que diariamente aos laboratórios. Demonstrações de como executá-las são realizadas durante esse módulo, bem como a descrição dos principais agentes envolvidos nas afecções de pele, ouvido, urina, entre outros.
 

Principais Exames de Animais Silvestres

Nosso curso não é voltado para silvestres, entretanto, nossos alunos devem ter a compreensão do que representa a patologia clínica para estas espécies. Como um capítulo à parte o estudo das condições laboratoriais desses animais requer dedicação e especialização próprios. O principal objetivo deste módulo é informar e orientar os alunos em como agir diante de solicitações de exames para estes animais.
 

Apresentação de Monografias

Obrigatória para o término do Curso de Pós Graduação, neste módulo os alunos fazem uma apresentação sobre o tema escolhido, dentro das normas da metodologia científica, com o objetivo de fechar com chave de ouro seu aprendizado durante todos os 18 meses de aula.
 
 
* O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.
* A ordem de disposição das disciplinas não representa a sequência em que serão ofertadas no curso.
 

 

PALESTRANTES

(*) Os professores estão sujeitos a alteração ou exclusão.

Alir De Biaggi Filho  

Lattes

Médico Veterinário pela Universidade Federal de Minas Gerais, Residência em Clínica e Cirurgia de Equinos pelo Jockey Club de São Paulo, Residência em Cirurgia pela UNESP de Botucatu. Mestre em Clínica Médica de Pequenos Animais pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Professor de graduação do curso de medicina veterinária ministrando as disciplinas: Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais e Fisiologia Animal no Centro Universitário Monte Serrat . Professor de pós-gradução no módulo de Medicina Felina (Clínica Médica e cirÚrgica): da UNOEST, UNISA e IBVET. Proprietário do Centro Veterinário Dalila Goke - CVDG ( desde 2000), atuando na área de clinica médica e cirúrgica de pequenos animais com ênfase em medicina felina. 

 

Andressa Inaba de Magalhães  

Lattes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2002), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Colégio Cardeal Motta(1994) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Cardeal Motta(1997). Atualmente é estagiária da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica e Cirurgia Animal. Atuando principalmente nos seguintes temas:Laboratório Clínico, Hematologia, Bioquímico, Mielograma, Urinálise e Análise de Líquidos Cavitários.

 

Breno Fernando Martins de Almeida  

Lattes

Graduado em Medicina Veterinária - Universidade Federal do Tocantins. Mestre em Fisiopatologia Médica e Cirúrgica pela Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba – UNESP. Doutorando em Medicina Veterinária Preventiva pela Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba – UNESP. Residência em Diagnóstico Veterinário com ênfase em Patologia Clínica Veterinária pela Faculdade de Med. Vet. de Araçatuba – UNESP. Atualmente é doutorando em Ciência Animal pela FMVA-UNESP, atuando principalmente com assuntos relacionados à Patologia Clínica Veterinária, Imunologia Veterinária e Leishmaniose Visceral Canina. Ainda auxilia no Laboratório Clínico Veterinário da Clínica Veterinária Arlindo Araújo em Araçatuba.

 

Bruno Penna  

Lattes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em Clínica e reprodução veterinária pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Medicina Veterinária ( Clínica e Reprodução Animal) pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor adjunto de bacteriologia da Universidade Federal Fluminense e consultor ad hoc da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Microbiologia Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: Leptospirose, Staphylococcus, Animais domésticos, resistência aos antimicrobianos. 

 

Fábio Novelli Martorelli  

Lattes
Formado em Patologia Clínica pela Escola Técnica Oswaldo Cruz - Paes Leme. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Santo Amaro, Pós-Graduação Lato sensu em Clínica Médica de Pequenos Animais e Residência Médica em Patologia Clínica. Atualmente é Médico Veterinário responsável pelo Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Santo Amaro. Atua também como plantonista no Centro Diagnóstico Veterinário Kether. 
 

Gabriel Bobany de Queiroz  

Lattes
Possui graduação em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos e mestrado em Medicina Veterinária ( Clínica e Reprodução Animal) pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é pós-graduando (doutorado) da Universidade Federal Fluminense. Atua principalmente na área de Citopatologia e Mielograma em animais domésticos, Patologia Veterinária e Análises Clínicas Veterinárias.  
 

Gustavo Henrique Pereira Dutra  

Lattes
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, especialização em Especialização em Perícia Médico Veternária pelo Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo, Especialização em Patologia Clínica Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pós-Graduação Anestesiologia Veterinária pela Faculdade Jaguariúna e mestrado em Patologia Experimental e Comparada pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universiade de São Paulo. Atualmente é Médico Veterinário do Aquário Municipal de Santos. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Animal. 
 

Karina Antero Rosa Ribeiro  

Lattes

Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas - Uniararas. Especialização em Análises Clínicas - Uniararas. Mestrado e Doutorado em Clínica Médica - Modalidade Ciências Básicas Faculdade de Medicina (FCM) da UNICAMP. Pós Doutorado em Imunohematologia Molecular - Hemocentro - FCM - UNICAMP. Atualmente é responsável pelo Comitê de Ética em Pesquisa da FMPFM, onde também desenvolve projetos de pesquisa na área de Imunonutrição, Nutrigenômica e Nutrigenética. Docente das disciplinas de Genética, Biologia Molecular, Ciências Morfológicas (Biologia Celular e Histologia), Imunologia e Bioquímica em Faculdades privadas do Estado de São Paulo. Possui ampla experiência nas áreas: acadêmica/docência, Diagnóstico e pesquisa clínica molecular e coordenação de equipes.

 

Leila Taranti  

Lattes

Graduada em Médica Veterinária - Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal. Mestre em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (2008). Professora no módulo de Endocrinologia em diversos cursos de pós-graduação. É responsável pelo atendimento clínico na área de Endocrinologia na Clínica Vesp, situada em Campinas. Atualmente é professora de Fisiologia pela Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista.

 

Marcio Antônio Batistela Moreira  

Lattes

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho e mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da USP. Atualmente é professor da Universidade Anhembi Morumbi. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, atuando como patologista clínico, com ênfase nos seguintes temas: leishmaniose, citologia, hematologia, hemoterapia, diagnósticos laboratoriais (microbiológico, parasitológico, bioquímica sérica, eletroforese de proteínas e lipoproteínas), imunoistoquímica e biologia molecular.

 

Marise Andri Piotto  

Lattes

Médica Veterinária pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Patologia Clínica pela UNESP-BOTUCATU, Mestre em Patologia Clínica Veterinária pela USP-SP. Atualmente é Coordenadora do Laboratório de Patologia Clínica Equalli em São Paulo.

 

Paulo César Ciarlini  

Lattes

Graduado em Medicina Veterinária - UECE, Especialista em Pesquisa pela UFC, Especialista em Produção Animal pela UECE, MEstre em Medicina Veterinária - Patologia Clínica pela UFRRJ e Doutor em Medicina Veterinária pela FMVZ-UNESP-Botucatu. Atualmente Professor Adjunto do Curso de Medicina Veterinária da UNESP de Araçatuba, onde desde 1992 atua como responsável na graduação pelas disciplinas de laboratório Clínico Veterinário e Metodologia Cientifica. No programa de pós-graduação em Ciência Animal é responsável pelas disciplinas Abordagem Laboratorial das Anemias e Metodologia Aplicada à Pesquisa. Professor orientador do programa de residência em Medicina Veterinária, área de Diagnóstico Veterinário. Atua como professor e orientador do Curso de Especialização em Patologia Clínica Veterinária da UNESP, ministrando as disciplinas de Enzimologia Veterinária, Avaliação Laboratorial das Endocrinopatias e Avaliação Laboratorial das Miopatias. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Clínica Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: hematologia e bioquímica comparativa, resposta e função leucocitária, estresse e metabolismo oxidativo.

 

Regina Kiomi Takahira  

Lattes

Graduada em Medicina Veterinária - USP, Mestre em Medicina Veterinária pela UNESP, Doutora em Medicina Veterinária pela UNESP. Atualmente é professora adjunta e professora assistente da UNESP. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Patologia Clínica Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: hematologia, cães, patologia clínica veterinária, hemostasia e bioquímica. 

 

Ricardo Duarte Lopes  

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Paulista e especialização em Patologia Clinica Veterinária pela Universidade de São Paulo. É coordenador do laboratório Clínico Provet – Medicina Diagnóstica.

 

Sara Maria de Carvalho e Suzano  

Lattes

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Medicina Veterinária, (área de concentração Patologia Animal) pela UNESP e doutorado em Medicina Veterinária (área de concentração Patologia Animal) pela Universidade Estadual Paulista. Foi professora substituta da Universidade Federal Fluminense (UFF) entre 2011 e 2013. Atualmente é professora da Universidade Castelo Branco. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Anatomia Patologia Animal. Especialista em Patologia Veterinária pela Associação Brasileira de Patologia Veterinária.

 

Silvana Midori Maemura  

Graduada em Medicina Veterinária pela UNESP de Araçatuba. Residência em Patologia Clínica Veterinária pela UNESP. Atualmente trabalha no Centro de Diagnóstico Provet - Laboratório Clínico no setor de dosagens hormonais.

 

Silvio Pereira  

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília, mestrado em Medicina Veterinária (Epidemiologia Experimental e Aplicada às Zoonoses) pela Universidade de São Paulo e doutorado em Medicina Veterinária (Epidemiologia Experimental e Aplicada às Zoonoses) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor do curso de Medicina Veterinária da Universidade Anhembi Morumbi. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Toxoplasma gondii, Neospora caninum e Giardia duodenalis.

 

INVESTIMENTO

Parcelado no Boleto Bancário com pagamento até dia 10 de cada mês:

  • Quantidade de Parcelas: 20
  • Valor Parcela: R$ 1050,00
  • Valor Total: R$ 21.000,00
 

Parcelado no Boleto Bancário com pagamento até dia 05 ou no Cheque pré-datado com pagamento até dia 10 de cada mês:

  • Quantidade de Parcelas: 20
  • Valor Parcela: R$ 997,50
  • Valor Total: R$ 19.950,00
 

À Vista - 15% de desconto: 

  • Valor Total: R$ 17.850,00

 

EX-ALUNOS FAJ, MAXPLANCK OU IBVET - 20% DE DESCONTO - com pagamento até dia 05

  • Quantidade de Parcelas: 20
  • Valor da Parcela: R$ 840,00

 

Matrícula: R$ 125,00

 

 
* Os valores podem sofrer alterações e reajuste anual.
* No momento da inscrição será cobrado apenas o valor da matrícula.
* Será considerado Ex-aluno FAJ, Maxplanck ou IBVET, o aluno que apresentar o diploma de graduação ou especialização em uma destas Instituições.
* Descontos, benefícios e promoções não são acumulativos.
 

OUTROS

Avaliação

Para o recebimento do Certificado de Conclusão o aluno terá que possuir no mínimo 75% de presença por módulo (sendo o curso dividido em 3 módulos), média final das avaliações (provas, trabalhos e apresentações orais) igual ou maior que 6 (seis) e entrega, apresentação e aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Local

  • Jaguariúna/SP: Hospital Veterinário da FAJ, no campus II, Av. Adhemar Pereira de Barros, KM 127, Pista sul, SP 340 - Bairro Tanquinho Velho.
 

Certificação 

Os certificados de conclusão dos cursos de especialização em nível de pós-graduação Lato-sensu da FAJ têm validade nacional, uma vez que obedecem à Resolução CNE/CES nº 1, de 8 de junho de 2007. CREDENCIAMENTO MEC: Todos os cursos de Pós-Graduação da FAJ são Especializações Lato Sensu RECONHECIDAS pelo MEC através do Credenciamento FAJ-MEC: Portaria MEC n° 586 de 03/05/2000 publicada no DOU de 05/05/2000. RECONHECIMENTO CURSO DE VETERINÁRIA: Renovação de reconhecimento pelo MEC, conforme Portaria Ministerial nº 332, publicada no Diário Oficial da União em 06/04/2010. Nota no CPC: 4.
 

Documentos necessários:

Para a regularização de sua situação acadêmica é fundamental a entrega no primeiro dia de aula dos seguintes documentos:

  • Cópia simples do RG
  • Cópia simples do CPF
  • Cópia autenticada (em cartório) do Diploma de graduação
  • Cópia simples da Certidão de casamento ou Certidão de nascimento

 

Certificação 

Credenciamento MEC/FAJ:

Credenciamento: Portaria MEC nº 586, de 03/05/00, publicada no D.O.U. de 05/05/00.

Recredenciamento: Portaria MEC nº 841, de 30/09/14, publicada no D.O.U. de 01/10/14.

 

Credenciamento FAJ para oferta de Cursos EaD:

Portaria 1.102, de 27/11/15, publicada no D.O.U. de 30/11/15.

 

Curso de Medicina Veterinária:

Nota no CPC: 3

Nota no Conceito de Curso (CC): 4

Renovação de Reconhecimento do Curso de Medicina Veterinária: Portaria nº 820, de 30/12/14, publicada no D.O.U. de  02/01/15.

Tags:

curso online mapa    concurso veterinário    preparatório mapa    mapa 2017    concurso mapa    curso preparatório mapa veterinário    mapa    curso preparatório mapa    concurso    auditor fiscal    curso concurso    prova mapa 2017    veterinário mapa    curso concurso mapa    edital mapa    curso    prova mapa    ministério da agricultura e pecuária    preparatório para concurso    auditor fiscal federal    
 
Todos os direitos reservados | IBVET - Instituto Brasileiro de Veterinária