Curso

Medicina Esportiva Equina  

›› Pós-graduação EFETUAR INSCRIÇÃO >>

O CURSO

Turmas disponíveis:

  • Turma 01: Curitiba/PR  – 31 de Março e 01 de Abril de 2017
  • Turma 02: Jaguariúna/SP  – 11 e 12 de Agosto 2017

Descrição: 

Dentro da Medicina veterinária há um mercado específico voltado a competição esportiva de equinos (equipamentos, suplementos, rações e medicamentos) que vem evoluindo ao longo dos anos, de forma que cada vez os animais competem por mais anos e com mais saúde. Para isso eles devem estar com o máximo de sua capacidade desenvolvida, sem desrespeitar os limites da saúde e bem estar animal. 
Com foco neste mercado é que o curso foi elaborado, objetivando preparar o veterinário para oferecer o melhor suporte no pré e no pós da atividade esportiva equina.
 

Duração:

  • 22 meses - aulas presenciais às sextas e sábados de 8hs às 18hs.
 

Público-alvo:

  • Médicos veterinários
 
 
* A confirmação das turmas depende de alcançarmos o número mínimo de alunos. 
* A inscrição está condicionada ao pagamento da taxa de matrícula antes da data de início do curso.

 

OBJETIVO

O curso visa preparar o veterinário de equino para atuar tanto preventivamente, quanto na terapia e reabilitação do cavalo atleta. Para isso tratará desde as questões mais básicas como a biomecânica do movimento até as técnicas mais avançadas de tratamento, como o laser terapêutico, sempre com foco principal no bem estar animal.
 

Diferenciais:

  • Aulas práticas
  • Corpo docente formado por profissionais qualificados e com grande vivência prática.
  • Curso presencial com maior interação e aprofundamento do aprendizado através da prática das discussões, troca de informações e feedback.
  • Conteúdo Online: Mais uma vez o IBVET se destaca no setor de ensino proporcionando aos seus alunos todas as informações em um ambiente interativo, moderno e funcional. Trata-se de uma ferramenta virtual em que os alunos terão acesso aos nossos cursos e poderão usufruir de todos os seus recursos como: fóruns, provas, atividades, vídeos, fotos, chats, glossários e muitas outras opções. Este ambiente será utilizado como uma ferramenta enriquecedora de suporte aos encontros presenciais. Lá ficarão disponíveis os arquivos utilizados em aula, textos extras, atividades complementares, fotos e vídeos. Além disso, o EAD permitirá que os alunos interajam mais ativamente, trocando experiências, tirando dúvidas e se ajudando mutuamente, além de permitir contato fácil e rápido com coordenador do curso.

 

DISCIPLINAS

  • Introdução à fisiologia do exercício 
  • Conceitos aplicados ao condicionamento e avaliação de desempenho
  • Fisiologia do exercício avançada 
  • Métodos de avaliação de desempenho
  • Paticularidades atléticas de diferentes modalidades esportivas 
  • Aspectos nutricionais e de suplementação associados à fisiologia do exercício e condicionamento físico 
  • Fisiopatologia, diagnóstico e tratamento das afecções metabólicas e funcionais associadas ao exercício
  • Revisão da anatomia distal dos membros pélvico, bloqueios e cirurgias básicas
  • Revisão da anatomia distal dos membros torácico, bloqueios e cirurgias básicas
  • Claudicações e ataxias relacionadas a coluna vertebral 
  • Kinemática, alongamentos, exercícios controlados e quiropraxia 
  • Radiologia 
  • Ultrassonografia
  • Podologia e ferrageamento corretivo 
  • Fisiopatologia, diagnóstico e tratamentos das tenosinovites
  • Diagnóstico de claudicação 
  • Fisiopatologia das lesões articulares e tratamentos
  • Doenças infecciosas 
  • Manejo de centros hípicos 
  • Patologias respiratórias do trato superior 
  • Fisiopatologia e manejo do cavalo de esporte com gastrite e cólica
  • Simpósio de medicina esportiva e tratamento de lesões articulares e tendíneas
 
* O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.
* A ordem de disposição das disciplinas não representa a sequência em que serão ofertadas no curso.

 

PALESTRANTES

(*) Os professores estão sujeitos a alteração ou exclusão.

Alexandre Augusto de Oliveira Gobesso  

Lattes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (1988), Mestrado em Nutrição Animal pela Universidade de São Paulo (1997), Doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e, Livre Docência pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Medicina Veterin[ária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Coordenador do LabEqui - Laboratório de Pesquisa em Alimentação e Fisiologia do Exercício de Equinos/FMVZ/USP. Atua também como técnico de registro da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo de Hipismo, Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Árabe, Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Pônei, e, técnico de registro e juiz do quadro oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Mini Horse. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Produção de Equinos, atuando principalmente nos seguintes temas: equino, manejo, criação, equinos e alimentação.

 

Andressa Silveira  

Lattes

Graduada em Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Concluiu um programa de residência em cirurgia de grandes animais na Universidade Estadual Paulista - FMVZ - UNESP Botucatu. Completou internato; residência em cirurgia de grandes e doutorado em Ciências Veterinárias - DVSc no Ontary Veterinary College, Universidade de Guelph. Atualmente, é professor adjunto de semiologia, clínica médica e cirúrgica de de grandes animais; anatomia e diagnóstico por imagem na PUC-PR. Trabalha como professora no IBVET na área de equinos e diagnóstico da claudicação. Tem experiência especialmente em cirurgia de equinos e diagnóstico da claudicação associado a radiologia e ultrassonografia.

 

Fabrício Bagarolli  

Diretor da Global Equi.

 

Julio César Paganela  

Lattes

Atualmente é Médico Veterinário da Clínica Horse Center, atuando com enfâse em clínica geral e ortopedia de equinos. Responsável pelo setor de diagnóstico por imagem da Clínica Horse Center e Ressonância Magnética.

 

Luisa Gouvêa Teixeira  

Lattes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006) e residência em Clínica Cirúrgica e Anestesiologia de Grandes Animais pela FCAV/UNESP Campus de Jaboticabal (2009). Cursou mestrado com bolsa Fapesp (2011) e atualmente cursa doutorado com bolsa CNPq, ambos na área de Cirurgia Veterinária pela FCAV/UNESP Campus de Jaboticabal, com enfoque em videolaparoscopia e gastroenterologia de equinos.

 
 

Marcos Jun Watanabe  

Lattes

Graduou-se em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo - USP (1999), concluiu o programa de Residência Médico Veterinária em Cirurgia de Grandes Animais pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP - Botucatu (2000/ R1 e 2001/ R2), titulou-se como Mestre em Medicina Veterinária, na área de Cirurgia Veterinária pela FMVZ - UNESP - Botucatu (2002 a 2004) e como Doutor em Medicina Veterinária, na área de Cirurgia Veterinária pela FMVZ - UNESP - Botucatu (2004 a 2007). Foi Professor Bolsista Didático junto à disciplina de Cirurgia de Grandes Animais na FMVZ - UNESP - Botucatu (2007). Foi contratado como professor Substituto junto à disciplina de Cirurgia de Grandes Animais e Prática Hospitalar e de Fazendas junto ao DCAV - FMVZ - UNESP - Botucatu (2009). Em 2009 foi contratado como professor Assistente Doutor junto à disciplina de Cirurgia de Grandes Animais e Prática Hospitalar e de Fazendas - DCAV - FMVZ - UNESP - Botucatu. Em 2014 obteve a Progressão da Carreira para o nível II da categoria de Assistente Doutor. Realiza atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão universitárias. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica e Cirurgia Animal, e atua principalmente nos temas: equinos, sistema respiratório, sistema locomotor, medicina esportiva equina, endoscopia veterinária e clínica-cirúrgica de Grandes Animais.

 
 

Mauricio José Bittar  

Médico Veterinário com Residência no Jockey Club Brasileiro e no Jockey Club de São Paulo. Especialização em Anestesiologia Veterinária pela FMVZ - Unesp de Botucatu. Atuante em Medicina Equina.

 

Neimar Vanderlei Roncati  

Lattes

Possui graduação em Medicina Veterinária e Zootecnia pela Universidade de São Paulo (1991) e mestrado em Clínica Médica Veterinária pela Universidade de São Paulo (2001), além de Doutorado no mesmo departamento em 2006. Atualmente é coordenador do Instituto Superior de Comunicação Publicitária, titular do Instituto Superior de Comunicação Publicitária (Universidade Anhembi Morumbi), médico veterinário - Médico Veterinário Autônomo, chefe da equipe xEQUI - Medicina de eqüinos. Conselheiro administrativa da Associação Brasileira de Médicos Veterinários Especialistas em Eqüideos (ABRAVEQ) e Presidente do conselho técnico da Associação Brasileira de criadores de cavalo Puro Sangue Lusitano. Tem experiência na área de Medicina Equina, com ênfase em Clínica e reprodução equina, além de Piroplasmose equina e biópsia muscular. Atualmente é representante da América Latina na World Equine Veterinary Association (WEVA).

 

Otavio Augusto Brioschi Soares  

Lattes

Possui graduação em Medicina Veterinária (2004), mestrado (2008) e doutorado (2012) em Medicina Veterinária pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP Jaboticabal. Realizou o Curso de Formação de Oficiais para médicos veterinários na Escola de Formação Complementar do Exército (2006). Possui especialização em Fisiologia do Treinamento Desportivo pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) (2008) e Aplicações Complementares às Ciências Militares pela Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) (2014). Atuou como professor e pesquisador na Faculdade de Medicina Veterinária de Valença - RJ, onde foi responsável pelas disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica, Melhoramento Genético Animal e Fisiologia Veterinária. Serviu no Hospital Veterinário da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Resende - RJ, onde atuou nas áreas de biossegurança das operações militares, proteção à água e aos alimentos, clínica médica e cirúrgica de cães e equinos de 2007 a 2014. Realizou o Curso Especial de Adestramento de Cães de Guerra na Marinha do Brasil (2014). Atualmente é chefe da Seção de Cães de Guerra e Centro de Reprodução de Caninos, localizada no 2º Batalhão de Polícia do Exército, Osasco-SP, onde atua nas áreas de treinamento e emprego de cães em operações militares, clínica e cirurgia de cães. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária Militar, biossegurança das operações militares e fisiologia do exercício.

 
 

Rodrigo Rolim Duarte  

Lattes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2002), Residência Médica em Cirurgia de Grandes Animais pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Mestrado na área de Cirurgia Animal na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp - Botucatu). Atualmente é professor assistente do setor de cirurgia animal da Universidade do Oeste Paulista. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica e Cirurgia Animal.

 

Walter Heinz Feringer Júnior  

Lattes

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Fisiologia do execício, Clínica e Cirurgia de equídeos com experiência internacional. Mestre pelo programa de clínica médica veterinária da UNESP- Jaboticabal, atualmente é doutorando pelo mesmo programa da UNESP Jaboticabal e colaborador do laboratório de fisiologia do exercício equino (LAFEQ).

 

INVESTIMENTO

Parcelado no Boleto Bancário com pagamento até dia 10 de cada mês:

  • Quantidade de Parcelas: 20
  • Valor Parcela: R$ 1050,00
  • Valor Total: R$ 21.000,00
 

Parcelado no Boleto Bancário com pagamento até dia 05 ou no Cheque pré-datado com pagamento até dia 10 de cada mês:

  • Quantidade de Parcelas: 20
  • Valor Parcela: R$ 997,50
  • Valor Total: R$ 19.950,00
 

À Vista - 15% de desconto: 

  • Valor Total: R$ 17.850,00
 

Matrícula: R$ 125,00

 

 
* Os valores podem sofrer alterações e reajuste anual.
* No momento da inscrição será cobrado apenas o valor da matrícula.
* Será considerado Ex-aluno FAJ, Maxplanck ou IBVET, o aluno que apresentar o diploma de graduação ou especialização em uma destas Instituições.
* Descontos, benefícios e promoções não são acumulativos.
 

OUTROS

Avaliação

Para o recebimento do Certificado de Conclusão o aluno terá que possuir no mínimo 75% de presença por módulo (sendo o curso dividido em 3 módulos), média final das avaliações (provas, trabalhos e apresentações orais) igual ou maior que 6 (seis) e entrega, apresentação e aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Local

  • Jaguariúna/SP: Hospital Veterinário da FAJ, no Campus II - Av. Adhemar Pereira de Barros, KM 127, Pista sul, SP 340, Bairro Tanquinho Velho.
  • Curitiba/PR: Jockey Clube do PR

Certificação 

Credenciamento MEC/FAJ:

Credenciamento: Portaria MEC nº 586, de 03/05/00, publicada no D.O.U. de 05/05/00.

Recredenciamento: Portaria MEC nº 841, de 30/09/14, publicada no D.O.U. de 01/10/14.

 

Credenciamento FAJ para oferta de Cursos EaD:

Portaria 1.102, de 27/11/15, publicada no D.O.U. de 30/11/15.

 

Curso de Medicina Veterinária:

Nota no CPC: 3

Nota no Conceito de Curso (CC): 4

Renovação de Reconhecimento do Curso de Medicina Veterinária: Portaria nº 820, de 30/12/14, publicada no D.O.U. de  02/01/15.

Documentos necessários

Para a regularização de sua situação acadêmica é fundamental a entrega no primeiro dia de aula dos seguintes documentos:
  • Cópia simples do RG
  • Cópia simples do CPF
  • Cópia autenticada (em cartório) do Diploma de graduação
  • Cópia simples da Certidão de casamento ou Certidão de nascimento

Tags:

prova mapa    preparatório para concurso    ministério da agricultura e pecuária    curso concurso mapa    edital mapa    curso preparatório mapa    preparatório mapa    concurso veterinário    concurso mapa    concurso    veterinário mapa    curso online mapa    mapa    prova mapa 2017    curso    auditor fiscal    mapa 2017    curso concurso    curso preparatório mapa veterinário    auditor fiscal federal    
 
Todos os direitos reservados | IBVET - Instituto Brasileiro de Veterinária