Curso

Clínica e Cirurgia de Equinos  

›› Pós-graduação EFETUAR INSCRIÇÃO >>

O CURSO

Turmas disponíveis:

  • Turma 33: Jaguariúna/SP – 10 e 11 de Março de 2017
 
Descrição: 
O curso de Clínica e Cirurgia de Equinos, antes chamado de Diagnóstico e Cirurgia de Equinos, iniciou quando o Prof. Silvio Batista Piotto Junior era diretor do Hospital Veterinário Jockey Club de São Paulo, com o objetivo de qualificar profissionais veterinários na medicina de equinos. Ao longo dos anos o curso trouxe os melhores profissionais do mundo em cada especialidade e muitos palestrantes nacionais e internacionais para a realização de aulas teóricas e práticas, formando centenas de profissionais em vários estados brasileiros.
 
 

Carga horária:

  • 450 horas 
 

Duração:

  • 20 meses - aulas presenciais às sextas e sábados de 8hs às 18hs uma vez ao mês.
 

Público-alvo:

  • Médicos veterinários
 
 
* A confirmação das turmas depende de alcançarmos o número mínimo de alunos. 
* A inscrição está condicionada ao pagamento da taxa de matrícula antes da data de início do curso.

 

OBJETIVO

O curso pretende oferecer aprimoramento teórico, mas com aplicabilidade prática, conceituar questões fundamentais da veterinária equina e viabilizar treinamentos práticos e demonstrativos na maioria dos temas trabalhados.
 

Diferenciais:

  • Aulas práticas com peças anatômicas e/ou casos clínicos, de acordo com o tema da aula.
  • Corpo docente formado por profissionais qualificados e com grande vivência prática. O IBVET conta com a presença dos principais nomes da medicina equina do Brasil como: Prof. Geraldo Eleno, Prof. Alexandre Borges, Prof. Silvio Piotto, Prof. André Zoppa, entre outros.
  • Curso presencial com maior interação e aprofundamento do aprendizado através da prática das discussões, troca de informações e feedback.
  • Conteúdo Online: Mais uma vez o IBVET se destaca no setor de ensino proporcionando aos seus alunos todas as informações em um ambiente interativo, moderno e funcional. Trata-se de uma ferramenta virtual em que os alunos terão acesso aos nossos cursos e poderão usufruir de todos os seus recursos como: fóruns, provas, atividades, vídeos, fotos, chats, glossários e muitas outras opções. Este ambiente será utilizado como uma ferramenta enriquecedora de suporte aos encontros presenciais. Lá ficarão disponíveis os arquivos utilizados em aula, textos extras, atividades complementares, fotos e vídeos. Além disso, o EAD permitirá que os alunos interajam mais ativamente, trocando experiências, tirando dúvidas e se ajudando mutuamente, além de permitir contato fácil e rápido com coordenador do curso.

 

DISCIPLINAS

Ortopedia

Técnica Ortopédica e Anatomia 1
Revisão de anatomia ortopédica - Membro Torácico
Técnicas de bloqueio perineural
Técnicas de Artrocentese
Técnicas cirúrgicas ortopédicas básicas
Patologia Articular
Patologia Tendínea
 
Técnica Ortopédica e Anatomia 2
Revisão de anatomia ortopédica - Membro Pélvico
Técnicas de Artrocentese
Diagnóstico de Claudicação
Exame de Compra
Exame ortopédico completo
Técnicas cirúrgicas avançadas
 
Osteossíntese 
Técnica de osteossíntese com parafuso e placa
Imobilização
Recuperação e reabilitação 
 
Odontologia 
Anatomia da cavidade oral
Exame odontológico em equinos
Conhecendo o instrumental
Técnicas de correção
Cirurgia oral
 
Cirurgia Abdominal
 
Patologia Abdominal
Equívocos na cólica
Indicação cirúrgica
Preparo pré-operatório
Cuidados pós-operatórios
Íleos, peritonite, aderências, deiscência
 
Cirurgia Abdominal
Exploração da cavidade abdominal
Técnica cirúrgica abdominal
Sutura intestinal
Recuperação
 
Anestesia
Técnica anestésica em sala de cirurgia
Anestesia do paciente de risco
Técnica anestésica a campo
Sedação contínua
Analgesia
 
Patologia respiratória e Endoscopia
Bronquite crônica
ORVA
HPIE
Pleuropneumonia
Condropatia, laringopatia, faringopatias
Afecções nasais e para-nasais. 
Além disso, o aluno aprimora suas técnicas em auscultação pulmonar, endoscopia, aspiração trans-traqueal e cirurgias laringeanas.
 
Diagnóstico
 
Doenças Infecciosas
 
Patologia Clínica
Coleta de amostras
Interpretação de hemograma
Interpretação de bioquímico, sorologia e outros exames
Avaliação de casos clínicos
 
Radiologia 
Anatomia radiográfica
Posição radiográfica
Técnica radiográfica
Interpretação radiográfica
 
Ultrassonografia
Anatomia tendínea ultrassonográfica
Posicionamento e leitura
Interpretação ultrassonográfica de membros, tórax e abdômen
 
Neurologia
Exame neurológico
Principais afecções neurológicas
Técnica de coletas e envio de amostras
 

Metodologia Científica

Técnica de pesquisa bibliográfica 
Técnica de preparação de monografia
Técnica de apresentação de monografia
Metodologia científica básica
 

Trabalho de Conclusão de Curso

 
 
* O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.
* A ordem de disposição das disciplinas não representa a sequência em que serão ofertadas no curso.
 

PALESTRANTES

(*) Os professores estão sujeitos a alteração ou exclusão.

Alexandre Secorun Borges  

Lattes

Médico Veterinário pela Universidade Estadual de Londrina, fez residência em Medicina Veterinária pela UNESP de Botucatu, Mestre em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo, Doutor em Medicina Veterinária pela UNESP de Botucatu, Pós-doutor pela Cornell University, Livre-Docência pela UNESP de Botucatu. Professor adjunto do Departamento de Clínica Veterinária da FMVZ-Unesp-Botucatu. Atua no Departamento de Clínica Veterinária ligado ao Hospital Veterinário da UNESP de Botucatu. Desenvolve conjuntamente atividades de ensino, pequisa, e extensão ligadas ao atendimento clínico e neurológico junto ao Departamento de Clínica Veterinária.

 

André Luis do Valle De Zoppa  

Lattes

Médico Veterinário pela Universidade de São Paulo, mestre em Clínica Cirúrgica Veterinária pela Universidade de São Paulo, doutor em Clínica Cirúrgica Veterinária pela Universidade de São Paulo, Pós-doutor na Universidade do Colorado/USA e Pós-doutor na Universidade de Zurique. Atualmente é professor doutor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo e responsável pelo Serviço de Cirurgia de Grandes Animais. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Cirurgia de Eqüinos, atuando principalmente nos seguintes temas: ortopedia e cirurgias do aparelho locomotor, vídeo-cirurgia, toracoscopia, cirurgias do aparelho digestório. Membro da AOVET Foundation.

 

Andressa Silveira  

Lattes

Graduada em Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Concluiu um programa de residência em cirurgia de grandes animais na Universidade Estadual Paulista - FMVZ - UNESP Botucatu. Completou internato; residência em cirurgia de grandes e doutorado em Ciências Veterinárias - DVSc no Ontary Veterinary College, Universidade de Guelph. Atualmente, é professor adjunto de semiologia, clínica médica e cirúrgica de de grandes animais; anatomia e diagnóstico por imagem na PUC-PR. Trabalha como professora no IBVET na área de equinos e diagnóstico da claudicação. Tem experiência especialmente em cirurgia de equinos e diagnóstico da claudicação associado a radiologia e ultrassonografia.

 

Brunna Patricia Almeida da Fonseca  

Lattes

Professora Adjunta III do Departamento de Veterinária da Universidade Federal de Viçosa, na área de Cirurgia de Grandes Animais. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Viçosa. Residência em Cirurgia de Grandes Animais na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP - Botucatu. Mestrado e Doutorado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP - Botucatu. Atua na área de Clínica Cirúrgica de Grandes Animais, com ênfase no estudo da coluna vertebral de equinos, terapia por ondas de choque e Biomecânica.

 

Cassiano Ricardo Rios  

Médico Veterinário pela Universidade de Santo Amaro. Especialista em Medicina Esportiva Equina com habilitação ao magistério superior pela Universidade Tuiutí do Paraná. Experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica.

 

Eryck Jose Pinareli Rodrigues de Souza  

Lattes

Atua principalmente no seguinte tema: Clínica Médica de Equinos, Medicina Esportiva Equina, Anestesiologia Veterinária.

 

Eutálio Luiz Mariani Pimenta  

Lattes

Médico veterinário pela PUC-Betim. Mestre em Anestesiologia Veterinária pela UNESP – Botucatu. Doutorando em Anestesiologia na USP. Tem experiência em Anestesiologia Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: anestesia de equinos, monitoração anestésica, equilíbrio ácido-base, anestesia balanceada. 

 

Geraldo Eleno Silveira Alves  

Lattes

Médico Veterinário pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Podologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Cirurgia pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária. Ex-professor adjunto de cirurgia e obstetrícia veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é professor associado da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, com atividades de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão em cirurgia de grandes animais, nas áreas de gastroenterologia e traumatologia em equinos e bovinos. Credenciado como orientador nos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi co-orientador em Programas de Pós-graduação das universidades: UnB, UFV, UFRRJ, UFRPE, UFBA, UFG.

 

Jairo Jaramillo Cárdenas  

Lattes

Médico Veterinário pela Universidad de La Salle. Especialista em Clínica e Cirurgia de Grandes Animai pela Universidad de La Salle. Mestre em  Cirurgia Veterinária em Grandes Animais pela Universidade Estadual Paulista -Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária. Doutor em Cirurgia e Anestesiologia Veterinária UNESP - Botucatu. Veterinário visitante em Littleton Large Animal Clinic, Colorado, EUA, Virginia Tech University, Virgina, EUA, CSU – Colorado State University, CIRALE – França e no Hospital de Equinos De Morrette, na Bélgica. Treinamentos do ISELP com o Dr. Jean Marie Denoix na Europa e nos Estados Unidos.

 

Luciane Rasera  

Lattes

Graduada em Medicina Veterinária e  Especialista (residência) em Cirurgia de grandes animais pela UNESP - Jaboticabal/SP, Mestre em Cirurgia de Grandes Animais pela UNESP - Jaboticabal/SP e Doutora em Clinica Medica de Equinos pela FMVZ – USP – São Paulo, SP. Atualmente é professora na Faculdade de Jaguariúna na disciplina de Cirurgia de Grandes Animais.

 

Luís Alberto da Silva Lopes  

Lattes

Médico Veterinário pela Universidade de São Paulo. Especialista em Medicina Equina pelo Jockey Club de São Paulo. Atuou entre 1989 e 2000 como Médico Veterinário do Posto de Fomento do Jockey Club de São Paulo na área de Reprodução e Neonatologia, em Campinas. Atua na área de reprodução equina assistida desde 2000. Atualmente é Docente em Técnica Cirúrgica e Patologia Clinico-Cirúrgica – FESB - Braganca Paulista e Professor dos cursos de Clínica e Cirurgia de Equinos e Reprodução Equina – IBVET

Médico Veterinário especialista em neonatologia, tem experiência na área de clínica geral, cirúrgica e reprodutiva equina.

 

Luiz Gustavo Campos Tenório  

Lattes

Médico Veterinário pela Universidade Federal Fluminense. Instrutor da Universidade do Cavalo e do SENAR. Bolsista FAPERJ UFRRJ/LADEq. Ferrador responsável na Clínica Horse Center, Areal – RJ e Clínica do Rancho, Salvador – BA. Pesquisador Assistente da equipe do Prof. Fernando Queiroz UFRRJ/LADEq; Doutorando em Biopatologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

 

Marcelo Pinheiro  

Médico Veterinário pela USP. Desde então trabalha como clínico autônomo e no setor de diagnóstico por imagem (Ultrassonografia, radiologia e endoscopia). Nos últimos 10 anos teve dedicação praticamente exclusiva à ultrassonografia equina.

 

Marcos Figueiredo Pereira  

Lattes

Médico Veterinário pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina Veterinária Equina, com ênfase em Anatomia Patologia Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Neuroimunomodulação, Medicina Esportiva Equina, Diagnóstico por Imagem, Cirurgia e Artroscopia. Residência em Clínica, Diagnóstico por Imagem e Cirurgia no Departamento de Assistência Veterinária do Jockey Club de São Paulo. Internato no London Equine Hospital London,ON Canadá. Professor de Patologia Cirúrgica de Grandes Animais no Centro Educacional Barão de Mauá - Ribeirão Preto/SP. Sócio Proprietário e Cirurgião Chefe do Hospital para Equinos Horse Health Center, Batatais/SP desde 2009.

 

Marise Andri Piotto  

Lattes

Médica Veterinária pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Patologia Clínica pela UNESP-BOTUCATU, Mestre em Patologia Clínica Veterinária pela USP-SP. Atualmente é Coordenadora do Laboratório de Patologia Clínica Equalli em São Paulo.

 

Mauricio José Bittar  

Médico Veterinário com Residência no Jockey Club Brasileiro e no Jockey Club de São Paulo. Especialização em Anestesiologia Veterinária pela FMVZ - Unesp de Botucatu. Atuante em Medicina Equina.

 

Max Gimenez Ribeiro  

Lattes

Possui graduação em Medicina Veterinára pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em Cirurgia Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Clínica Cirúrgica Veterinária pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor Adjunto do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Maringá, Coordenador do Programa de Treinamento Veterinário do curso de Medicina Veterinária. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Cirúrgica Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: equino, cirurgia, odontologia equina, enxerto ósseo, cicatrização de feridas, afecções da falange distal de equinos, sanidade de avestruz,cirurgia de bovinos. 

 

Roberto Pimenta de Pádua Foz Filho  

Lattes

Médico Veterinário pela Universidade de São Paulo, mestre em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo e doutor em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de gestão educacional e na área de Medicina Veterinária Equina, com ênfase em Clínica Cirúrgica Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: abdômen agudo equino, laparotomia, cólica, e laparoscopia. 

 

Rodrigo Romero Corrêa  

Lattes

Médico Veterinário pela Universidade de Marília, residente em Clínica e Cirurgia de Equinos pela Universidade de São Paulo, Mestre em Cirugia de Equinos pela Universidade de São Paulo e Doutor em Cirurgia de Equinos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Clínica e Cirurgia de Grandes Animais.

 

Silvio Batista Piotto Junior  

Lattes

Médico Veterinário pela Universidade Federal do Paraná. Residente no Hospital Veterinário Jockey Club de São Paulo. Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná. Médico Veterinário do Hospital Veterinário do Jockey Club de São Paulo (1995 a 2004) e Diretor do Hospital Veterinário do Jockey Club de São Paulo (2004 a 2009). Diretor do IBVET - Instituto Brasileiro de Veterinária desde 2004.

 

INVESTIMENTO

Parcelado no Boleto Bancário com pagamento até dia 10 de cada mês:

  • Quantidade de Parcelas: 20
  • Valor Parcela: R$ 1050,00
  • Valor Total: R$ 21.000,00
 

Parcelado no Boleto Bancário com pagamento até dia 05 ou no Cheque pré-datado com pagamento até dia 10 de cada mês:

  • Quantidade de Parcelas: 20
  • Valor Parcela: R$ 997,50
  • Valor Total: R$ 19.950,00
 

À Vista - 15% de desconto: 

  • Valor Total: R$ 17.850,00

 

Matrícula: R$ 125,00

 
* Os valores podem sofrer alterações e reajuste anual.
* No momento da inscrição será cobrado apenas o valor da matrícula.
* Será considerado Ex-aluno FAJ, Maxplanck ou IBVET, o aluno que apresentar o diploma de graduação ou especialização em uma destas Instituições.
* Descontos, benefícios e promoções não são acumulativos.

 

OUTROS

Avaliação

Para o recebimento do Certificado de Conclusão o aluno terá que possuir no mínimo 75% de presença por módulo (sendo o curso dividido em 3 módulos), média final das avaliações (provas, trabalhos e apresentações orais) igual ou maior que 6 (seis) e entrega, apresentação e aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso.
 

Local

  • Jaguariúna/SP: Hospital Veterinário da FAJ, no campus II - Av. Adhemar Pereira de Barros, KM 127, Pista sul, SP 340, Bairro Tanquinho Velho.

Certificação 

Credenciamento MEC/FAJ:

Credenciamento: Portaria MEC nº 586, de 03/05/00, publicada no D.O.U. de 05/05/00.

Recredenciamento: Portaria MEC nº 841, de 30/09/14, publicada no D.O.U. de 01/10/14.

 

Credenciamento FAJ para oferta de Cursos EaD:

Portaria 1.102, de 27/11/15, publicada no D.O.U. de 30/11/15.

 

Curso de Medicina Veterinária:

Nota no CPC: 3

Nota no Conceito de Curso (CC): 4

Renovação de Reconhecimento do Curso de Medicina Veterinária: Portaria nº 820, de 30/12/14, publicada no D.O.U. de  02/01/15.

Documentos necessários

Para a regularização de sua situação acadêmica é fundamental a entrega no primeiro dia de aula dos seguintes documentos:
  • Cópia simples do RG
  • Cópia simples do CPF
  • Cópia autenticada (em cartório) do Diploma de graduação
  • Cópia simples da Certidão de casamento ou Certidão de nascimento

Tags:

prova mapa 2017    curso online mapa    concurso veterinário    curso concurso mapa    preparatório para concurso    concurso mapa    curso    mapa    veterinário mapa    prova mapa    curso concurso    ministério da agricultura e pecuária    curso preparatório mapa    auditor fiscal    concurso    preparatório mapa    auditor fiscal federal    edital mapa    mapa 2017    curso preparatório mapa veterinário    
 
Todos os direitos reservados | IBVET - Instituto Brasileiro de Veterinária