Curso

Fisiatria e Reabilitação de Equinos  

›› Pós-graduação EFETUAR INSCRIÇÃO >>

O CURSO

Turmas disponíveis:

  • Turma 01: Indaiatuba/SP - 31 de Março e 01 de Abril de 2017

Descrição: 

O Médico Veterinário necessita de amplo conhecimento em afecções do sistema locomotor e de suas estratégias terapêuticas possíveis para oferecer serviços de qualidade a seus pacientes. Para tanto, se faz necessária a complementação dos aspectos abordados nos cursos de graduação e pós-graduação existentes, já que no presente momento não existem no mercado treinamentos com tão ampla abordagem de terapias possíveis, as quais englobam os campos da fisioterapia, fisiatria, farmacologia, nutrição e ortopedia.
 
 

Carga horária:

  • 450 horas 
 

Duração:

  • 20 meses - aulas presenciais as sextas e sábados de 8hs às 18hs uma vez ao mês.
 

Público-alvo:

  • Médicos veterinários
 
 
* A confirmação das turmas depende de alcançarmos o número mínimo de alunos. 
* A inscrição está condicionada ao pagamento da taxa de matrícula antes da data de início do curso.

 

OBJETIVO

O curso visa contribuir para a preparação dos profissionais com relação às estratégias terapêuticas disponíveis no mercado nacional, sua aplicabilidade, exequibilidade e responsibilidade em cada uma das principais afecções neuro-ortopédicas dos cavalos.
Ao longo dos módulos serão abordadas as metodologias terapêuticas provenientes das áreas de fisioterapia, fisiatria, farmacologia, ortopedia e nutrição, por meio de treinamentos teóricos e práticos. 

Diferenciais:

  • Aulas práticas com peças anatômicas ou animais vivos, de acordo com o tema da aula.
  • Corpo docente formado por profissionais qualificados e com grande vivência prática. o IBVET conta com a presença dos principais nomes da medicina equina do Brasil como: Profa. Solange Mikail, Prof. Alexandre Borges, Prof. Jairo Jaramilo, Prof. André Zoppa, entre outros.
  • Curso presencial com maior interação e aprofundamento do aprendizado através da prática das discussões, troca de informações e feedback.
  • Conteúdo Online: Mais uma vez o IBVET se destaca no setor de ensino proporcionando aos seus alunos todas as informações em um ambiente interativo, moderno e funcional. Trata-se de uma ferramenta virtual em que os alunos terão acesso aos nossos cursos e poderão usufruir de todos os seus recursos como: fóruns, provas, atividades, vídeos, fotos, chats, glossários e muitas outras opções. Este ambiente será utilizado como uma ferramenta enriquecedora de suporte aos encontros presenciais. Lá ficarão disponíveis os arquivos utilizados em aula, textos extras, atividades complementares, fotos e vídeos. Além disso, o EAD permitirá que os alunos interajam mais ativamente, trocando experiências, tirando dúvidas e se ajudando mutuamente, além de permitir contato fácil e rápido com coordenador do curso.

 

DISCIPLINAS

  • Biomecânica
  • Afecções ósseas e articulares
  • Afecções musculares, tendíneas e ligamentares
  • Afecções, exame de coluna e ajuste de sela
  • Neuropatias e exame neurológico do sistema locomotor
  • Semiologia fisiátrica e termografia
  • Terapêutica I: Dor  e analgesia
  • Terapêutica II: Métodos manuais e cinesioterapia
  • Terapêutica III: Terapias físicas
  • Terapêutica IV: Terapias celulares
  • Terapêutica V: Novas estratégias farmacológicas
  • Terapêutica VI: Neuroterapêutica
  • Terapêutica VII: Imobilizações, órteses, próteses e bandagens terapêuticas
  • Terapêutica VIII: Bandagens funcionais
  • Terapêutica IX: Cirurgias ortopédicas a campo
  • Terapêutica X: Abordagem clínica e cirúrgica da laminite
  • Terapêutica XI: Podiatria clínica
  • Terapêutica XII: Ozonioterapia
  • Terapêutica XIII: Nutracêutica
  • Terapêutica XIV: Odontologia vs Claudicações
  • Terapêutica XV: Exercícios terapêuticos e protocolos de retorno ao treinamento
  • Metodologia de Pesquisa
  • Apresentação de monografias

PALESTRANTES

(*) Os professores estão sujeitos a alteração ou exclusão.

Adriano Bonfim Carregaro  

Lattes
Graduado em Medicina Veterinária pela FCAV-UNESP, Jaboticabal, com estágio supervisionado em Farmacologia Veterinária (University of Kentucky-USA), Residência em Anestesiologia Veterinária pela FMVZ-UNESP, Botucatu, Mestrado em Medicina Veterinária pela FCAV-UNESP, Jaboticabal, Doutorado em Anestesiologia pela FM-UNESP, Botucatu e Livre-docente em Anestesiologia Veterinária pela FZEA-USP, Pirassununga. Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo (USP), Campus de Pirassununga e responsável pelas disciplinas de Terapêutica Veterinária, Anestesiologia Veterinária e Toxicologia (graduação). É credenciado como orientador permanente no Programa de Pós-graduação em Biociência Animal (FZEA-USP) e responsável pelas disciplinas de Farmacocinética Aplicada e Metodologia da Pesquisa Científica (pós-graduação). Atualmente é coordenador do Programa de pós-graduação em Biociência Animal e vice-presidente do Colégio Brasileiro de Anestesiologia Veterinária (2014 - 2016). Tem experiência na área de Anestesiologia, com ênfase em Dor e Analgesia e Animais Selvagens. 
 

Alexandre Secorun Borges  

Lattes

Médico Veterinário pela Universidade Estadual de Londrina, fez residência em Medicina Veterinária pela UNESP de Botucatu, Mestre em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo, Doutor em Medicina Veterinária pela UNESP de Botucatu, Pós-doutor pela Cornell University, Livre-Docência pela UNESP de Botucatu. Professor adjunto do Departamento de Clínica Veterinária da FMVZ-Unesp-Botucatu. Atua no Departamento de Clínica Veterinária ligado ao Hospital Veterinário da UNESP de Botucatu. Desenvolve conjuntamente atividades de ensino, pequisa, e extensão ligadas ao atendimento clínico e neurológico junto ao Departamento de Clínica Veterinária.

 

Ana Liz Garcia Alves  

Lattes

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela FMVZ - USP, São Paulo, SP. Residência em Cirurgia de Grandes Animais pela FMVZ - Unesp, Mestrado em Fisiopatologia Médica na mesma instituição. Doutorado em Patologia Médica pela Faculdade de Medicina da Unesp e Livre Docência em Cirurgia de Grandes Animais após Concurso Público realizado pela FMVZ - Unesp. Realizou Pós-Doutorado de 1 ano no Royal Veterinary College - University of London, sob a supervisão do Prof. Roger K W Smith, na área de Ortopedia Equina e Medicina Regenerativa. Atualmente é Professor Adjunto III através de Progressão no Plano de Carreira Docente da Unesp, obtido em 2014, pela FMVZ-Unesp. Ministra aula aos alunos de 3o, 4o e 5o anos de graduação de Medicina Veterinária e de Pós-Graduação. É Presidente da Comissão de Pesquisa da FMVZ - Unesp e foi eleita Membro da Câmara Central de Pesquisa da Unesp, exercendo o cargo de Vice-Presidente da Câmara Central de Pesquisa da Unesp. É Professora Permanente e Vice-Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia da FMVZ - Unesp (Capes - nota 5). É Bolsista Pesquisadora do CNPq, nível 2 desde 2006. Sua área de pesquisa atual é Medicina Regenerativa, com enfoque em Ortopedia Veterinária. É líder do Grupo de Pesquisa em Terapia Regenerativa. Publicou 108 artigos em periódicos especializados. e inúmeros trabalhos em anais de eventos. Recebeu 8 prêmios e/ou homenagens recentes. Atualmente coordena 7 projetos de pesquisa, com colaborações internacionais. Realiza trabalho de Extensão Universitária desde 1992 nas áreas de Clínica e Cirurgia de Grandes Animais e Medicina Regenerativa, sob a forma de atendimento clínico cirúrgico, consultoria a veterinários, cursos teóricos-práticos e assistência a escolas do município de Botucatu.

 

André Luis do Valle De Zoppa  

Lattes

Médico Veterinário pela Universidade de São Paulo, mestre em Clínica Cirúrgica Veterinária pela Universidade de São Paulo, doutor em Clínica Cirúrgica Veterinária pela Universidade de São Paulo, Pós-doutor na Universidade do Colorado/USA e Pós-doutor na Universidade de Zurique. Atualmente é professor doutor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo e responsável pelo Serviço de Cirurgia de Grandes Animais. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Cirurgia de Eqüinos, atuando principalmente nos seguintes temas: ortopedia e cirurgias do aparelho locomotor, vídeo-cirurgia, toracoscopia, cirurgias do aparelho digestório. Membro da AOVET Foundation.

 

Bruno Zambelli Loiacono  

Lattes

Mestre em Ciência Animal com foco em Cirurgia de Grandes Animais pela Universidade Federal de Minas Gerais e formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Lavras. Atuei como professor substituto na PUC - Betim ministrando de maneira condensada, a disciplina de Cirurgia e Obstetrícia de Grandes Animais e na FUNORTE ministrando a disciplina de diagnóstico por Imagem. Ministrei as disciplinas de Clínica Cirúrgica de Animais de Grande Porte e Toxicologia e Plantas Tóxicas na Universidade Presidente Antônio Carlos - Juiz de Fora (UNIPAC-JF) e cursos no IBVET (Módulo I - Gestão de Haras de Mangalarga Marchador). Ministro no CPT-Cursos Presenciais (Realização e Interpretação de Radiografia Digital em Equinos). Atualmente, atuo como Médico Veterinário autônomo, realizando atendimentos clínicos, cirurgias a campo, exames radiológicos digitais e exames ultrassonográficos em Itupeva e região e Prof. da disciplina de Clínica Médica de Grandes Animais na Falcudade Anhanguera em Campinas-SP.

 

Camila Morandini  

 

Celina Tarantino  

 

Gabriela Soares de Moura Guenka  

Lattes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Clinica e cirurgia de grandes animais pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Medicina Veterinária Equina, com ênfase em Clínica médica de cavalos de esporte, sistema locomotor e diagnóstico por imagem.

 

Geraldo Eleno Silveira Alves  

Lattes

Médico Veterinário pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Podologia pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Cirurgia pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária. Ex-professor adjunto de cirurgia e obstetrícia veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é professor associado da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, com atividades de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa e extensão em cirurgia de grandes animais, nas áreas de gastroenterologia e traumatologia em equinos e bovinos. Credenciado como orientador nos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi co-orientador em Programas de Pós-graduação das universidades: UnB, UFV, UFRRJ, UFRPE, UFBA, UFG.

 

Jairo Jaramillo Cárdenas  

Lattes

Médico Veterinário pela Universidad de La Salle. Especialista em Clínica e Cirurgia de Grandes Animai pela Universidad de La Salle. Mestre em  Cirurgia Veterinária em Grandes Animais pela Universidade Estadual Paulista -Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinária. Doutor em Cirurgia e Anestesiologia Veterinária UNESP - Botucatu. Veterinário visitante em Littleton Large Animal Clinic, Colorado, EUA, Virginia Tech University, Virgina, EUA, CSU – Colorado State University, CIRALE – França e no Hospital de Equinos De Morrette, na Bélgica. Treinamentos do ISELP com o Dr. Jean Marie Denoix na Europa e nos Estados Unidos.

 

Jean Guilherme Fernandes Joaquim  

Lattes
 

Katia Ferraro  

 

Luiz Antônio Trindade de Oliveira Junior  

Lattes

Possui graduação em medicina veterinária pelo Centro Universitário Plínio Leite. Pós graduação (especialização) diagnóstico e cirurgia de equinos pela INBRAPEC junto a Universidade de Santo Amaro. Mestre em ciência animal(clinica e cirurgia de equinos) pela Universidade de Vila Velha.Atualmente é concursado pela prefeitura de Alfredo Chaves como Méedico veterinário 20 horas, prestando serviços nas áreas de manejo sanitário, clínica, cirurgia e reprodução de grandes animais(equinos e bovinos). Presta serviços como autônomo em propriedades leiteiras e haras nos municípoios de Anchieta, Guarapari, Vila Velha e Piúma. Médico veterinário da Cooperativa de Laticínios de Alfredo Chaves-ES. Prestador de serviços - AGROCHAVES- loja de produtos agropecuários. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica e Cirurgia Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: rodococose, clinica de bovinos e equinos, radiologia, ultrasonografia, reprodução, transferência de embriôes em equinos; cirurgia em equinos e bovinos, manejo sanitário.

 

Luiz Gustavo Campos Tenório  

Lattes

Médico Veterinário pela Universidade Federal Fluminense. Instrutor da Universidade do Cavalo e do SENAR. Bolsista FAPERJ UFRRJ/LADEq. Ferrador responsável na Clínica Horse Center, Areal – RJ e Clínica do Rancho, Salvador – BA. Pesquisador Assistente da equipe do Prof. Fernando Queiroz UFRRJ/LADEq; Doutorando em Biopatologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

 

Luiz Henrique Lima de Mattos  

Lattes

Formado em Medicina Veterinária pela UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS trabalhando desde então com fisioterapia veterinária, principalmente com equinos atletas. Especializou-se pelo Instituto Bioethicus em Fisioterapia Veterinária e a partir de 2010 continuou sua formação concluindo em 2012 o mestrado pelo Departamento de Cirurgia e Anestesiologia de Grandes Animais da UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP-Botucatu), pesquisando sobre os efeitos dos diodos superluminosos na reparação tendínea Atualmente Doutorando do Departamento de Cirurgia e Anestesiologia Veterinária pela UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA (UNESP/BOTUCATU), com projeto em parceria (doutorado sanduiche) com a UNIVERSIDADE DE LONDRES pelo Departamento Structure and Motion. Projeto este baseado no estudo dos efeitos da terapia Kinesio Taping na Fisioterapia em Equinos.

 

Marcelo Damas Pyles  

Lattes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade José do Rosário Vellano, mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutorado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Cirúrgica Animal.

 

Marsel de Carvalho Pereira  

Lattes

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Especialização/Residência pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG com ênfase em clínica médica de equinos. Residência médica pelo Jockey Club Brasileiro - Gávea/Rio de janeiro com ênfase em afecções do trato respiratório superior (endoscopia), medicina interna, radiologia diagnóstica, abdomen agudo e afecções musculoesqueléticas relacionadas ao desempenho atlético. Mestrado em Medicina Veterinária (Depto Cirurgia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP com ênfase em epidemiologia de afecções musculoesqueléticas em cavalos Puro Sangue Ingleses (PSI). Doutor (Depto de Clínica Veterinária - Fisiologia e Morfologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP com ênfase em fisiologia do exercício, avaliação de desempenho, treinamento, epidemiologia de lesões em competições e afecções gástricas em equinos atletas. Atualmente é professor de Técnica Operatória e Obstetrícia de Grandes Animais da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Campus Sinop.

 

Roberta Ariboni Brandi  

Lattes

Zootecnista, formada na Universidade Federal de Lavras, Msc. em nutrição de não ruminates- eqüinos, especialista em nutrição e alimentação de cães e gatos. Doutora na área de nutrição de não ruminates- eqüinos. Atua na linha de pesquisa de nutrição animal, uso de subprodutos na alimentação de equinos e fisiologia do exercicio. Professora associada do Departamento de Zootecnia, área de Produção de não ruminantes (equinos,cães e gatos) da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos FZEA/USP, Campus Pirassununga.

 

Roberta Carvalho Basile  

Lattes

Docente de Clínica e Cirurgia de Grandes Animais na Universidade Camilo Castelo Branco, Descalvado - SP, ministra as disciplinas de Clínica de Monogástricos, Equinocultura, Semiologia, Diagnóstico por Imagem e Clínica de Ruminantes. É responsável pelos atendimentos do Setor de Grandes Animais do Hospital Escola Veterinário e preceptoria dos residentes do setor. Doutora em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista - UNESP Jaboticabal e iniciando seu Pós-Doutorado na mesma instituição. No momento realiza especialização em Ortopedia de Equinos e possui especialização concluída em Clínica e Cirurgia de Equinos e Acupuntura Veterinária. Graduada em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo - USP, em Medicina Veterinária pela UNESP e Mestre em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA, trabalhou por 7 anos como engenheira de ensaios em vôo na Embraer. Atua dentro da Universidade e a campo nas áreas de Clínica e Cirurgia de Equinos, Reabilitação, Ultrassonografia e Termografia. Realiza pesquisas nas áreas de Borreliose, Fisiatria e Ortopedia de equinos.

 

Solange Mikail  

 

Vanessa Romacheli Benetti Di Sessa  

Médica Veterinária atuante nas áreas de Clínica, Fisioterapia e Reabilitação Equina.
Inspetora Oficial Stud Book ABQM - Quarto de Milha e ABCPaint Horse.
Credenciada pelo Ministério da Agricultura para emissão de Guia de Transito Equina.
Instrutora Internacional Kinesio Taping Equine CKTI-E pela Kinesio Taping Association International.
Médica Veterinária responsável pela Equipe Horse Care - Fisioterapia e Reabilitação Equina, desde 2014
 

INVESTIMENTO

Parcelado no Boleto Bancário com pagamento até dia 10 de cada mês:

  • Quantidade de Parcelas: 20
  • Valor Parcela: R$ 1050,00
  • Valor Total: R$ 21.000,00
 

Parcelado no Boleto Bancário com pagamento até dia 05 ou no Cheque pré-datado com pagamento até dia 10 de cada mês:

  • Quantidade de Parcelas: 20
  • Valor Parcela: R$ 997,50
  • Valor Total: R$ 19.950,00
 

À Vista - 15% de desconto: 

  • Valor Total: R$ 17.850,00

Matrícula: R$ 125,00

 

 
* Os valores podem sofrer alterações e reajuste anual.
* No momento da inscrição será cobrado apenas o valor da matrícula.
* Será considerado Ex-aluno FAJ, Maxplanck ou IBVET, o aluno que apresentar o diploma de graduação ou especialização em uma destas Instituições.
* Descontos, benefícios e promoções não são acumulativos.

OUTROS

Avaliação

Para o recebimento do Certificado de Conclusão o aluno terá que possuir no mínimo 75% de presença por módulo (sendo o curso dividido em 3 módulos), média final das avaliações (provas, trabalhos e apresentações orais) igual ou maior que 6 (seis) e entrega, apresentação e aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Local

  • Indaiatuba/SP: Faculdade Max Planck - Rodovia João Ceccon, Km 4 - Fazenda Espírito Santo.

 

Credenciamento MEC/FAJ:

Credenciamento: Portaria MEC nº 586, de 03/05/00, publicada no D.O.U. de 05/05/00.

Recredenciamento: Portaria MEC nº 841, de 30/09/14, publicada no D.O.U. de 01/10/14.

Credenciamento FAJ para oferta de Cursos EaD:

Portaria 1.102, de 27/11/15, publicada no D.O.U. de 30/11/15.

Curso de Medicina Veterinária:

Nota no CPC: 3

Nota no Conceito de Curso (CC): 4

Renovação de Reconhecimento do Curso de Medicina Veterinária: Portaria nº 820, de 30/12/14, publicada no D.O.U. de  02/01/15.

Documentos necessários

 

Para a regularização de sua situação acadêmica é fundamental a entrega no primeiro dia de aula dos seguintes documentos:
  • Cópia simples do RG
  • Cópia simples do CPF
  • Cópia autenticada (em cartório) do Diploma de graduação
  • Cópia simples da Certidão de casamento ou Certidão de nascimento

Tags:

curso online mapa    concurso    preparatório mapa    curso concurso    curso    auditor fiscal federal    curso preparatório mapa veterinário    auditor fiscal    edital mapa    mapa 2017    preparatório para concurso    concurso veterinário    prova mapa    ministério da agricultura e pecuária    prova mapa 2017    curso preparatório mapa    curso concurso mapa    veterinário mapa    mapa    concurso mapa    
 
Todos os direitos reservados | IBVET - Instituto Brasileiro de Veterinária