Curso

Reprodução Equina  

›› Pós-graduação EFETUAR INSCRIÇÃO >>

O CURSO

Turmas disponíveis:

  • Turma 21: Jaguariúna/SP - 12 e 13 de Maio de 2017
  • Turma 22: Curitiba/PR - 09 e 10 de Junho de 2017
  • Turma 23: Porto Alegre/RS - 01 e 02 de Setembro de 2017
 

Descrição: 

A Reprodução Equina é uma das especialidades mais desenvolvidas da Medicina Veterinária. O curso de Reprodução Equina do IBVET foi pioneiro no Brasil, tendo formado sua primeira turma em 2010, com 40 alunos. O objetivo do curso é apresentar toda a tecnologia da Reprodução aos profissionais, incluindo as mais modernas técnicas de Transferência e Preservação de Embriões, Biotecnologia do sêmen, Clonagem, ICSI, etc. através de aulas teóricas, práticas, demonstrativas e visitas aos mais importantes Centros de Reprodução do país, integrando os profissionais com os palestrantes, entidades e entre eles mesmos.
 

Carga horária:

  • 450 horas 
 

Duração:

  • 20 meses - aulas presenciais as sextas e sábados de 8hs às 18hs uma vez ao mês.
 

Público-alvo:

  • Médicos veterinários
 
 
* A confirmação das turmas depende de alcançarmos o número mínimo de alunos. 
* A inscrição está condicionada ao pagamento da taxa de matrícula antes da data de início do curso.

 

OBJETIVO

Apresentar toda a tecnologia da Reprodução aos profissionais, incluindo as mais modernas técnicas de Transferência e Preservação de Embriões, Biotecnologia do sêmen, Clonagem, ICSI, etc. através de aulas teóricas, práticas, demonstrativas e visitas aos mais importantes Centros de Reprodução do país, integrando os profissionais com os palestrantes, entidades e entre eles mesmos. 
 

Diferenciais:

  • Dentro das aulas teóricas serão feitos trabalhos em grupo para desenvolver os objetivos particulares da aula.
  • Em nosso curso, as aulas práticas são fundamentais para que os alunos possam praticar as técnicas transmitidas em sala de aula, e tirar as dúvidas, exatamente no momento em que elas ocorrem, durante a execução dos procedimentos, tendo ao lado os professores para dar o respaldo necessário. Com o intuito de aumentar a visão dos alunos sobre as possibilidades dentro deste mercado, agendamos também visitas aos mais conceituados centros de reprodução, onde podemos acompanhar a rotina e os diversos métodos utilizados, além de fazer uma avaliação comparativa entre os centros, a fim de detectar vantagens e desvantagens em cada tipo de conduta, e assim melhorar a perspectiva do aluno em relação ao seu método de trabalho.
  • Corpo docente formado por profissionais qualificados e com grande vivência prática. O IBVET conta com a presença dos principais nomes da Reprodução Equina do Brasil, como: Prof. Marco Antônio Alvarenga, Prof. Nereu Carlos Prestes, Prof. Frederico Ozanam Papa e Profa. Maria Manoela Castro Chaves.
  • Curso presencial com maior interação e aprofundamento do aprendizado através da prática das discussões, troca de informações e feedback.
  • Conteúdo Online: Mais uma vez o IBVET se destaca no setor de ensino proporcionando aos seus alunos todas as informações em um ambiente interativo, moderno e funcional. Trata-se de uma ferramenta virtual em que os alunos terão acesso aos nossos cursos e poderão usufruir de todos os seus recursos como: fóruns, provas, atividades, vídeos, fotos, chats, glossários e muitas outras opções. Este ambiente será utilizado como uma ferramenta enriquecedora de suporte aos encontros presenciais. Lá ficarão disponíveis os arquivos utilizados em aula, textos extras, atividades complementares, fotos e vídeos. Além disso, o EAD permitirá que os alunos interajam mais ativamente, trocando experiências, tirando dúvidas e se ajudando mutuamente, além de permitir contato fácil e rápido com coordenador do curso.

 

DISCIPLINAS

Fisiologia do Ciclo Estral e Sazonalidade Reprodutiva

Fertilização, Placentação e Ovulação

Avaliação da Gestação em Éguas

Ultrassonografia em Ginecologia

Principais Problemas Reprodutivos em Éguas  

Andrologia e Exame Andrológico

Biotecnologia do Sêmen

Obstetrícia e Cirurgias Reparativas

Procedimentos Clínicos e Cirúrgicos da Rotina em Haras

Patologia Clínica aplicada à Reprodução Equina

TE e fatores que interferem na eficiência de TE em Equinos

Visita Técnica a Centrais de Transferência de Embriões

Transporte, Refrigeração, Congelamento e Vitrificação de Embriões

Gerenciamento de Centrais de Reprodução Equina

Alimentos e Alimentação de Equino

Neonatologia 

Metodologia Cientifica - Orientação de TCC

 
* O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.
* A ordem de disposição das disciplinas não representa a sequência em que serão ofertadas no curso.

PALESTRANTES

(*) Os professores estão sujeitos a alteração ou exclusão.

Carlos Guilherme de Castro Schutzer  

Lattes

Médico Veterinário pela Unifenas, Especialização em Reprodução Equina pelo IBVET, Mestre na área de Reprodução Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Unesp Botucatu-SP. Atualmente é proprietário e veterinário responsável pelo Centro Avançado de Reprodução Equina – Embrio-Equi.

Professor de Reprodução e Obstetrícia no Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda e Centro Universitário Anhanguera – Leme. 

 

Frederico Ozanam Papa  

Lattes

Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutorado e Pós-doutorado em Reprodução Animal pela Escola Superior de Medicina Veterinária de Hannover (Tierätzliche Hochschule Hannover) Alemanha. Atualmente é professor titular do Departamento de Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia-Botucatu-SP, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência e atua nas áreas de Ginecologia, Andrologia e Biotécnicas da Reprodução em equideos e bovinos. Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPQ- 1C.

 

Gabriel Augusto Monteiro  

Lattes

Médico Veterinário pela Universidade Federal de Viçosa, residência na área de Fisiopatologia da Reprodução e Obstetrícia na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia-Campus de Botucatu-SP-UNESP, mestre na área de Reprodução animal na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia-Campus de Botucatu-SP-UNESP e Doutor na Área de Reprodução Animal com ênfase em Subfertilidade de garanhões. Atualmente é Professor na área de Clínica Cirúrgica de Grandes Animais na Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias - FAIT e Pós-Doutorando atuando principalmente nos seguintes temas: Fisiopatologia da reprodução, Obstetrícia Veterinária de pequenos e Grandes animais e Biotecnologia da reprodução. Foi coordenador do curso de Especialização Lato Sensu em Reprodução Equina, Instituto Bioethicus (2011-2013) e atualmente participa como professor colaborador no programa de pós-graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita filho (UNESP) e professor convidado nos cursos de especialização Lato Sensu de reprodução pelo (IBVET) e o de Clínica e Reprodução Equina (UNIPAR).

 

Gustavo Henrique Marques Araujo   

Lattes

Médico Veterinário pela Universidade Federal de Viçosa, mestre e doutor em Medicina Veterinária pela UNESP. Atualmente trabalha na área de reprodução animal com ênfase em reprodução eqüina.

 

Haroldo Vargas Leal Junior  

Lattes

Médico veterinário pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua desde a sua graduação em medicina equina, reprodução equina e odontologia equina como profissional autônomo. Consultor em agrostologia na produção de fenos de qualidade e manejo de pastagens. Inspetor técnico dos stud books da ABQM, ABCCA, ABCPAINT. Ministra cursos em parceria com instituições particulares.

 

Luís Alberto da Silva Lopes  

Lattes

Médico Veterinário pela Universidade de São Paulo. Especialista em Medicina Equina pelo Jockey Club de São Paulo. Atuou entre 1989 e 2000 como Médico Veterinário do Posto de Fomento do Jockey Club de São Paulo na área de Reprodução e Neonatologia, em Campinas. Atua na área de reprodução equina assistida desde 2000. Atualmente é Docente em Técnica Cirúrgica e Patologia Clinico-Cirúrgica – FESB - Braganca Paulista e Professor dos cursos de Clínica e Cirurgia de Equinos e Reprodução Equina – IBVET

Médico Veterinário especialista em neonatologia, tem experiência na área de clínica geral, cirúrgica e reprodutiva equina.

 

Marco Antônio Alvarenga  

Lattes

Médico Veterinário pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, mestre em Medicina Veterinária e doutor em Patologia pela UNESP. Realizou Pós Doutorado no Laboratório de Reprodução Equina da Universidade do Colorado (EUA). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Reprodução Animal e Radiologia Veterinária da FMVZ- UNESP-Botucatu. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Ginecologia e Andrologia Animal, atuando principalmente em Reproduçao Equina. Membro do Comitê Internacional dos Simpósios de Reprodução Equina e Reprodução no Garanhão. 

 

Maria Manoela Castro Chaves  

Lattes

Médica Veterinária pela Universidade Estácio de Sá e mestre em Medicina Veterinária pela UNESP. Doutoranda em Reprodução Equina pela UNESP. Atuou como Médica Veterinária autônoma por sete anos na área de Reprodução equina com experiência em centrais localizadas em Brasília, Belo Horizonte e Botucatu. Professora do curso de Pós-Graduação do IBVET desde 2008. Professora Responsável pelas disciplinas Reprodução da fêmea equina, Andrologia e Biotecnologia de sêmen equino e Técnicas Avançadas em Reprodução Equina.

 

Marise Andri Piotto  

Lattes

Médica Veterinária pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Patologia Clínica pela UNESP-BOTUCATU, Mestre em Patologia Clínica Veterinária pela USP-SP. Atualmente é Coordenadora do Laboratório de Patologia Clínica Equalli em São Paulo.

 

Nereu Carlos Prestes  

Lattes

Médico Veterinário pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Campus de Botucatu, especialista (residência) em Clínica Veterinária de Pequenos Animais, mestre em Medicina Veterinária na área de Clínica pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp de Botucatu e doutor em Genética Animal pelo Instituto de Biociências, Campus de Botucatu. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Reprodução Animal e Radiologia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Campus Botucatu, tendo obtido a livre docência no ano de 2000 na área de Obstetrícia Veterinária. Atua na área de Reprodução Animal com ênfase em Fisiopatologia da Reprodução, Obstetrícia Veterinária e Cirurgias do aparelho reprodutor. Através da progressão de carreira docente aprovado pela CPA despacho 824/2004 e nos termos do artigo 10 Resolução Unesp 17/03/2011, publicado no diário oficial de 18/03/2011 reitoria Unesp passa a exercer a função de professor adjunto MS5-3, a partir de 04/09/2014.

 

Silvio Batista Piotto Junior  

Lattes

Médico Veterinário pela Universidade Federal do Paraná. Residente no Hospital Veterinário Jockey Club de São Paulo. Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná. Médico Veterinário do Hospital Veterinário do Jockey Club de São Paulo (1995 a 2004) e Diretor do Hospital Veterinário do Jockey Club de São Paulo (2004 a 2009). Diretor do IBVET - Instituto Brasileiro de Veterinária desde 2004.

 

INVESTIMENTO

Parcelado no Boleto Bancário com pagamento até dia 10 de cada mês:

  • Quantidade de Parcelas: 20
  • Valor Parcela: R$ 1050,00
  • Valor Total: R$ 21.000,00
 

Parcelado no Boleto Bancário com pagamento até dia 05 ou no Cheque pré-datado com pagamento até dia 10 de cada mês:

  • Quantidade de Parcelas: 20
  • Valor Parcela: R$ 997,50
  • Valor Total: R$ 19.950,00
 

À Vista - 15% de desconto: 

  • Valor Total: R$ 17.850,00

 

Matrícula: R$ 125,00

 

 
* Os valores podem sofrer alterações e reajuste anual.
* No momento da inscrição será cobrado apenas o valor da matrícula.
* Será considerado Ex-aluno FAJ, Maxplanck ou IBVET, o aluno que apresentar o diploma de graduação ou especialização em uma destas Instituições.
* Descontos, benefícios e promoções não são acumulativos.
 

OUTROS

Avaliação

Para o recebimento do Certificado de Conclusão o aluno terá que possuir no mínimo 75% de presença por módulo (sendo o curso dividido em 3 módulos), média final das avaliações (provas, trabalhos e apresentações orais) igual ou maior que 6 (seis) e entrega, apresentação e aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Local

  • Jaguariúna/SP: Hospital Veterinário da FAJ, no campus II - Av. Adhemar Pereira de Barros, KM 127, Pista sul, SP 340, Bairro Tanquinho Velho.
  • Porto Alegre/RS: Regimento de Cavalaria do Exército – Av. Dr. Salvador França, 201, Bairro Partenon, POA/RS.
  • Curitiba/PR: Jockey Clube do PR
 

Certificação 

 

Credenciamento MEC/FAJ:

Credenciamento: Portaria MEC nº 586, de 03/05/00, publicada no D.O.U. de 05/05/00.

Recredenciamento: Portaria MEC nº 841, de 30/09/14, publicada no D.O.U. de 01/10/14.

 

Credenciamento FAJ para oferta de Cursos EaD:

Portaria 1.102, de 27/11/15, publicada no D.O.U. de 30/11/15.

 

Curso de Medicina Veterinária:

Nota no CPC: 3

Nota no Conceito de Curso (CC): 4

Renovação de Reconhecimento do Curso de Medicina Veterinária: Portaria nº 820, de 30/12/14, publicada no D.O.U. de  02/01/15.

 

Documentos necessários:

Para a regularização de sua situação acadêmica é fundamental a entregua no primeiro dia de aula dos seguintes documentos:
  • Cópia simples do RG
  • Cópia simples do CPF
  • Cópia autenticada (em cartório) do Diploma de graduação
  • Cópia simples da Certidão de casamento ou Certidão de nascimento

 

Tags:

edital mapa    ministério da agricultura e pecuária    auditor fiscal    mapa 2017    curso preparatório mapa veterinário    curso    concurso mapa    concurso    preparatório para concurso    preparatório mapa    concurso veterinário    mapa    curso concurso    prova mapa    auditor fiscal federal    curso online mapa    curso concurso mapa    curso preparatório mapa    veterinário mapa    prova mapa 2017    
 
Todos os direitos reservados | IBVET - Instituto Brasileiro de Veterinária