Curso

Diagnóstico por Imagem em Pequenos Animais  

›› Pós-graduação EFETUAR INSCRIÇÃO >>

O CURSO

Turmas disponíveis:

  • Turma 15: Belo Horizonte/MG – 17 e 18 de Março de 2017 
  • Turma 16: Campinas/SP – 12 e 13 de Maio de 2017 
  • Turma 17: Brasília/DF – 09 e 10 de Junho de 2017  

Descrição: 

A importância dos pets dentro da família é cada vez maior e, consequentemente, também é maior a exigência dos donos quanto aos serviços veterinários. Esse cenário fez com que a Medicina Veterinária evoluísse para tornar seus diagnósticos e prognósticos cada vez mais fidedignos. Dessa forma, para atuar neste setor é preciso estar preparado e atualizado nas mais diversas técnicas de diagnóstico por imagem para realização de análises morfológicas e funcionais cada vez mais precisas.
 

Carga horária:

  • 450 horas 
 

Duração:

  • 20 meses - aulas presenciais às sextas e sábados de 8hs às 18hs uma vez ao mês.
 

Público-alvo:

  • Médicos veterinários

 

Depoimento:

"Resolvi fazer o curso em Diagnóstico por Imagem no IBVET pra ter, pelo menos, um conhecimento inicial e básico sobre os exames de imagem. Ganhei e aprendi muito mais do que isso! Posso dizer que saí preparada e segura para trabalhar com tranquilidade. Além do curso ser muito bom, os professores também são maravilhosos, assim como o pessoal da administração, que está sempre pronto para auxiliar a gente no que for preciso! Só tenho coisas boas pra falar sobre o curso e sobre todo tempo que passei estudando e aprendendo com todos eles, professores e colegas!"
Maria Eugênia Alves – ex-aluna da Turma 06
 
 
"O curso em Diagnóstico por Imagem IBVET é uma oportunidade de excelência para quem deseja se especializar na área. O contato e convívio com Professores competentes, dedicados e de grande reconhecimento acadêmico, no mercado e na prática diária dos meios de imagem fornece ao aluno diversos pontos de vista e métodos pessoais de profissionais renomados. Esse nível de consultoria em cada aula é o ponto chave do IBVET, criando sólidas referências técnicas, profissionais e pessoais. Acredito que o principal critério de escolha de um curso seja a qualidade, resultado do compromisso e dedicação da coordenação e toda a equipe. Nesse quesito, o curso foi além de minhas expectativas, sendo uma experiência transformadora e motivadora."
Giovani de Oliveira - ex-aluno da Turma 05
 
* A confirmação das turmas depende de alcançarmos o número mínimo de alunos. 
* A inscrição está condicionada ao pagamento da taxa de matrícula antes da data de início do curso.

OBJETIVO

Promover o entendimento das técnicas de diagnóstico por imagem e capacitar nossos alunos na realização das mesmas auxiliando e embasando o diagnóstico e prognóstico dos estados de saúde e doença dos animais da clínica de pequenos.
 

Diferenciais:

  • Há aulas práticas em diversos segmentos da ultrassonografia, além de aulas demonstrativas de radiologia e endoscopia. As práticas de Ressonância Magnética e Tomografia serão realizadas de acordo com a disponibilidade dos aparelhos nas cidades de realização do curso.
  • Curso presencial com maior interação e aprofundamento do aprendizado através da prática das discussões, troca de informações e feedback.
  • Conteúdo Online: Mais uma vez o IBVET se destaca no setor de ensino proporcionando aos seus alunos todas as informações em um ambiente interativo, moderno e funcional. Trata-se de uma ferramenta virtual em que os alunos terão acesso aos nossos cursos e poderão usufruir de todos os seus recursos como: fóruns, provas, atividades, vídeos, fotos, chats, glossários e muitas outras opções. Este ambiente será utilizado como uma ferramenta enriquecedora de suporte aos encontros presenciais. Lá ficarão disponíveis os arquivos utilizados em aula, textos extras, atividades complementares, fotos e vídeos. Além disso, o EAD permitirá que os alunos interajam mais ativamente, trocando experiências, tirando dúvidas e se ajudando mutuamente, além de permitir contato fácil e rápido com coordenador do curso.

 

DISCIPLINAS

Introdução ao Diagnóstico por Imagem

Nesta matéria será feita uma introdução ao curso e às principais técnicas de diagnóstico por imagem, abordando suas características de destaque, seus conceitos, funcionamento e aplicabilidade: RX convencional, RX digital, ultrassonografia, cintilografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Avaliaremos a importância da Imagem na Medicina veterinária para diagnóstico e prognóstico de lesões e doenças. Também abordaremos a física dos métodos de diagnóstico e a Legislação e proteção individual e ambiental.
 

Anatomia Topográfica 

Esta disciplina revisará a fisiologia, histologia e anatomia topográfica de cães e gatos, uma vez que, sem um conhecimento profundo da anatomia, não é possível um bom estudo dos métodos de diagnóstico por imagem.
 

Radiologia e Tomografia do Sistema ósseo-articular 

Estudo das doenças congênitas, osteometabólicas e nutricionais, das fraturas sob o ponto de vista radiográfico, suas complicações e pós-operatório das doenças osteoarticulares. Esta disciplina abordará ainda as doenças infecciosas e neoplásicas do tecido ósseo e avaliará radiograficamente as doenças da coluna e do crânio. 
 

Ultrassonografia do sistema músculo-esquelético

Será estudado o sistema músculo- esquelético utilizando o ultrassom como método diagnóstico.
 

Metodologia a Pesquisa Científica

Nessa disciplina o aluno terá noção básica de técnica de pesquisa bibliográfica, técnica de preparação de monografia, técnica de apresentação de monografia e de metodologia científica básica.
 

Região Cervical e Cavidade Torácica

Estudo da anatomia topográfica e fisiologia do sistema respiratório em cães e gatos; estudo radiográfico do pulmão, diafragma, pleura e caixa torácica. Durante a disciplina ainda abordaremos a fisiologia do sistema circulatório, mensurações cardíacas e principais alterações encontradas no sistema circulatório. 
 

Práticas endoscópicas: gastroscopia, broncoscopia, colonoscopia

Quando utilizar, como utilizar, tipos de aparelhos, coleta de secreções, retirada de corpo estranho.
 

Ecocardiograma, Ecodopplercardiografia

Serão estudados os equipamentos, indicações, princípios fisiológicos, riscos envolvidos na realização dos exames e as técnicas que podem ser utilizadas. 
 

Radiologia, Ultrassonografia e Tomografia da região Abdominal

Estudo da anatomia topográfica e fisiologia do sistema digestório em cães e gatos; principais doenças das estruturas de possível visualização sob o ponto de vista radiográfico e ultrassonográfico. Anatomia e fisiologia do sistema genito-urinário dos cães e gatos; doenças dos rins, ureteres e bexiga.  Durante a disciplina ainda abordaremos a fisiologia do sistema reprodutor feminino e masculino, diagnóstico gestacional, as principais doenças reprodutivas e suas alterações radiográficas.
 

Ultrassonografia Oftálmica 

Abordaremos as principais indicações da ultrassonografia oftalmológica, suas limitações e como realizá-la, além do estudo da ecobiometria.
 

USG e Raio X em animais Silvestres 

Nosso curso não é voltado para animais silvestres, entretanto, nossos alunos devem ter a compreensão de como abordar essas espécies diante da solicitação de exames de Ultrassonografia e Raio X. 
 

Sedação para exames de imagem

Os pontos mais importantes que o imaginologista precisa saber em casos que a sedação do animal é necessária.

 

Monografia

Obrigatória para o término do curso de Pós-Graduação. Neste módulo os alunos fazem uma apresentação sobre o tema escolhido, dentro das normas da metodologia científica, com o objetivo de fechar com chave de ouro seu aprendizado durante todos os 18 meses de aula.
 
 
* O conteúdo programático e o corpo docente estão sujeitos a alterações, para adequação pedagógica.
* A ordem de disposição das disciplinas não representa a sequência em que serão ofertadas no curso.

PALESTRANTES

(*) Os professores estão sujeitos a alteração ou exclusão.

Ana Carolina Rodrigues Benvenho  

Lattes

Possui graduação em medicina veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Atualmente é sócia - BBS - prestação de serviços veterinários que oferece serviço de endoscopia móvel em clínicas e hospitais veterinários de Curitiba e região metropolitana e é médica veterinária do Hospital Veterinário e Centro Diagnóstico CLINIVET. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em endoscopia, e também na área de medicina interna com ênfase em gastroenterologia.

 

André Fonseca Romaldini  

Lattes

Formado em Medicina Veterinária na Universidade Bandeirante de São Paulo em 2002. Curso de especialização de cirurgia em pequenos animais pela Universidade Metodista. Curso de especialização de radiodiagnóstico no Instituto Veterinário de Imagem – IVI. Prof. da disciplina de diagnóstico por imagem da Universidade Anhanguera Campinas no ano de 2007-08. Estágio no departamento de diagnóstico por imagem da EPM-UNIFESP desde 2005 até a presente data. Responsável pelo serviço de Tomografia Computadorizada do Hospital Veterinário Santa Inês - SP desde maio de 2008 até a presente data. Responsável pelo serviço de Tomografia Computadorizada do Hospital Veterinário PetCare - SP desde outubro de 2012 até a presente data. Responsável pelo serviço de Tomografia Computadorizada do Hospital Veterinário Dr. Hato - Santo André desde abril de 2014 até a presente data. Responsável pelo serviço de teleradiologia do setor de Tomografia Computadorizada d e diversos centros de diagnóstico e hospital.

 

Andressa Cristina de Souza  

Lattes

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná. Realizou Curso de Especialização (Residência) de Treinamento em Serviço em Medicina Veterinária com ênfase em Diagnóstico por Imagem. Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná na área de Diagnóstico por Imagem com ênfase em ultrassonografia abdominal de primatas não humanos. Atualmente é professora da Disciplina de Diagnóstico por Imagem da Faculdade Evangélica do Paraná – FEPAR e trabalha no setor de Diagnóstico por Imagem do Hospital Veterinário Clinivet.

 

Cibele Figueira Carvalho  

Lattes

Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo no Instituto de Radiologia (INRAD-HC) e Mestre em Clínica Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo. Tem sido professora de Diagnóstico por Imagem em diversas instituições de ensino a nível de graduação e pós graduação em Medicina Veterinária desde 1997. Participou do grupo de pesquisa em ultrassonografia do INRAD-HC-FMUSP onde desenvolveu seu projeto de pós doutorado. Tem experiência na área de Diagnóstico por Imagem de Animais, com dois livros publicados nos seguintes temas: ultrassonografia modo-B (duas edições) e ultrassonografia Doppler em pequenos animais.

 

Cristiano Chaves Pessoa da Veiga  

Lattes

Doutor em medicina veterinária pela Universidade Federal Fluminense em Clínica e Reprodução Animal, é Médico Veterinário do Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, atuando principalmente na área de Diagnóstico por Imagem em animais. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002) e mestrado em Medicina Veterinária (Patologia e Ciências Clínicas) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2009). É membro efetivo do Colégio Brasileiro de Radiologia Veterinária.

 

Daniela Aparecida Ayres Garcia  

Lattes

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná, especialização em Treinamento no Serviço de Medicina Veterinária - Residência em Diagnóstico por Imagem na Universidade Federal do Paraná. Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é Doutoranda na Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Diagnóstico por Imagem.

 

Felipe Andrei Suárez de Abreu  

Lattes

Graduado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP em 2004, seguindo com aprimoramento em radiodiagnóstico pelo Instituto Veterinário de Imagem no ano de 2006. Em 2007 ocupou a posição de trainee na mesma Instituição e desde de 2008 se dedica a radiologia veterinária. A partir de 2011, começou a estagiar e fazer cursos no exterior com ressonância magnética, seu foco principal de trabalho atualmente. Em 2014, iniciou trabalho com tomografia computadorizada. Ainda, é membro do Colégio Brasileiro de Radiologia Veterinária e faz parte da gestão da Associação Brasileira de Radiologia Veterinária como secretário tesoureiro na gestão 2013-16.

 

Flávia Silva Raja Gabaglia Toledo  

Lattes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense e mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é médica veterinária - Vet Clinic e professora da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Veterinária, atuando principalmente em endoscopia veterinária: diagnóstico e terapêutica.

 

Franz Naoki Yoshitoshi  

Lattes

Graduado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária - UNESP Araçatuba. Mestre em Cirurgia pelo Departamento de Cirurgia FMVZ-USP com o tema “Contribuição da rinoscopia na avaliação de afecções nasais no cão (Canis familiaris)”. Realizou um curso de Aprimoramento Técnico Individual em Endoscopia, pelo Yamaguchi University, Japão, sendo órgão financiador a JICA (Japan International Cooporation Agency). Atualmente trabalha nos principais centros veterinários de diagnóstico e especialização de São Paulo, como o PROVET, DOGNOSTIC, SCAN (campinas), ZOOLAB. Atua também no Hospital Santa Inês, Hospital Koala, Instituto Bakery, Hospital PRONTCAO e Stillo Animalis. É instrutor no Centro de Pesquisa do Hospital Albert Eistein. Foi Diretor Científico da Anclivepa-SP (Associação Nacional de Pequenos Animais - São Paulo) e é Diretor de Marketing e Comunicação desta mesma associação. 

 

Gabriela Silva Rodrigues  

Lattes

Graduada pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e mestre em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres pela Universidade de São Paulo (2004), com tese na área de medicina nuclear desenvolvida no Centro de Medicina Nuclear do Hospital das Clínicas de SP. Atualmente é corrdenadora e docente do Curso de Especialização Lato sensu em Diagnóstico por Imagem e o I Ciclo de Atualização em Diagnóstico por Imagem da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais - SP. É médica veterinária radiologista e responsável pelo SPÉCIALITE - Diagnóstico Veterinário. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Radiologia de Animais Domésticos e Silvestres. 

 

Juliana Tolentino  

Lattes
Graduação em Medicina Veterinária, pela Universidade Federal Fluminense. Monitora da disciplina de Radiologia, pela Universidade Federal Fluminense. Curso de Especialização no Radiodiagnóstico Veterinário pelo Instituto Veterinário de Imagem (IVI). Residência em Clínica de Animais Selvagens pela Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Áreas de atuação: Consultora em Radiologia de Animais Selvagens, Clínica de Animais Selvagens, Radiologia.
 
 

Letícia Cordeiro de Pina  

Lattes

Graduada em Medicina Veterinária pela UFF. Pós Graduada em Ultrassonografia de Pequenos Animais pela INBRAPEC/SP. Imaginologista desde 2006, nos setores de Radiologia e Ressonância Magnética. Atualmente é Radiologista no Centro de Especialidades em Medicina Veterinária - CEMEV, em Campo Grande/MS.

 

Lilian Caram Petrus de Camargo  

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Paulista - São Paulo. Mestre em Clínica Médica pela FMVZ-USP. Primeira Diretora Científica da Sociedade Brasileira de Cardiologia Veterinária. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Ecocardiografia de Pequenos Animais da Inbrapec.

 

Luciana Vasconcelos Amado  

Lattes
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense e mestrado em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução Animal) pela Universidade Federal Fluminense. Foi Profa. Substituta de Diagnóstico por Imagem na Universidade Federal Fluminense nos anos de 2010 e 2011. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com Radiologia, atuando principalmente na Ultrassonografia, com ênfase na coleta de material por agulha fina guiada por ultrassom. 
 
 

Márcia Carolina Salomão   

Lattes

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (1986), mestrado em Fisiopatologia da Reprodução (Patologia Veterinária) pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo (2005). Especializou-se em ultrassonografia em 1990 e atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense das disciplinas de Diagnóstico por Imagem Veterinário I e II. Atua na área de Diagnóstico por Imagem com ênfase em ultrassonografia de cães, gatos e animais silvestres e interesse nos seguintes temas: medicina interna, reprodução, hepatologia, gastroenterologia e oncologia.

 

Márcia Mello  

Pós-Graduação Lato-Sensu em Animais Silvestres pela Anclivepa - 2010/2011.
Programa de Aprimoramento em Radiologia Veterinária (Trainee) no Instituto Veterinário de Imagem - 2006.
Atua principalmente nas áreas de Radiologia com Ênfase em Animais Silvestres.
 

Mirian Halásc Vac  

Graduada em Medicina Veterinária pela FMVZ – Botucatu/SP. Atualmente é Ultrassonografista dos principais Centros de Imagem de São Paulo: Provet, IVI, Spécialité e 4 Animals e leciona em diversos cursos organizados por esses centros.

 

Nelson de Souza Pinto   

Médico Veterinário - Mestre em Ciênias da Saúde, Professor de Radiologia Humana e Veterinária – UNESA. MV Radiologista - NSP Radiologia Veterinária. Formado em Administração de Empresas com Pós Graduação em Docência do Ensino Superior.

 

Romulo Braga  

Graduado em Medicina Veterinária pela UFRRJ. Radiologista atuante nos principais Centros de Diagnóstico por Imagem dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo desde 1993. Foi professor cadeira de diagnóstico por imagem na FAA-RJ, USS-RJ, FACASTELO-ES. Cursos de especialização na ANCLIVEPA-SP e aprimoramento no Vet Physical. Coordenador do serviço de Radiologia Digital do CRV Imagem - RJ.

 

Salvador Luís Rocha Urtado  

Lattes

Graduado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - UNESP - Campus Botucatu. Mestre em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia - USP. Atualmente é sócio proprietário do Instituto Veterinário de Imagem - IVI. Membro do Colégio Brasileiro de Radiologia Veterinária desde 2002 e Diretor-Secretário desde 2005. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Radiologia de Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: displasia coxofemoral canina e mielografia.

 

Sandra da Costa Cuenca   

Lattes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Fundação de Ensino Octávio Bastos e mestrado em Clínica Cirúrgica Veterinária pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular do Centro Universitário Monte Serrat, professor assistente I da Universidade Metodista de São Paulo, professor convidado do Instituto Veterinário de Imagem, palestrante convidado da Associação Nacional de Clínico Veterinários de Pequenos Animais - SP e professor do Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Educação Continuada Ltda. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia, mamíferos aquáticos, diagnóstico por imagem, coração e cetáceo. 

 

Simone Cristine Monteiro Dallagnol   

Lattes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (1996). Atualmente é professora de diagnóstico por imagem da Universidade Tuiuti do Paraná e das Faculdades Evangélicas do Paraná, imaginologista do Hospital Veterinário Clinivet e mestre em Ciências Veterinárias, na área de clínica, cirurgia e patologia veterinária, pela UFPR. Experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Radiologia e Ultra Sonografia de Pequenos Animais.

 

Valéria Trombini Vidotto Lemes  

Lattes

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Lavras. Residência em clínica cirúrgica de pequenos animais pela União Pioneira de Integração Social - UPIS. Mestre em Ciência Animal, na mesma instituição. Experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais. Professora de Anatomia Topográfica, Técnica Cirúrgica e professora substituta de Anatomia dos Animais Domésticos, nos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia, da UPIS (2010). Professora de Anatomia Humana e Patologia Geral, no curso de Enfermagem da Faculdade IESGO (2010). Professora nas disciplinas de Anatomia dos Animais Domésticos I e II e Anatomia Médico Cirúrgica, no curso de Medicina Veterinária da Faculdade Jaguariúna - FAJ e da MAX PLANCK (2011-2014). Cirurgiã autônoma nas áreas de Ortopedia e Neurocirurgia Veterinária.

 

INVESTIMENTO

Parcelado no Boleto Bancário com pagamento até dia 10 de cada mês:

  • Quantidade de Parcelas: 20
  • Valor Parcela: R$ 1050,00
  • Valor Total: R$ 21.000,00
 

Parcelado no Boleto Bancário com pagamento até dia 05 ou no Cheque pré-datado com pagamento até dia 10 de cada mês:

  • Quantidade de Parcelas: 20
  • Valor Parcela: R$ 997,50
  • Valor Total: R$ 19.950,00
 

À Vista - 15% de desconto: 

  • Valor Total: R$ 17.850,00

 

Matrícula: R$ 125,00

 

 
* Os valores podem sofrer alterações e reajuste anual.
* No momento da inscrição será cobrado apenas o valor da matrícula.
* Será considerado Ex-aluno FAJ, Maxplanck ou IBVET, o aluno que apresentar o diploma de graduação ou especialização em uma destas Instituições.
* Descontos, benefícios e promoções não são acumulativos.
 

OUTROS

Avaliação

Para o recebimento do Certificado de Conclusão o aluno terá que possuir no mínimo 75% de presença por módulo (sendo o curso dividido em 3 módulos), média final das avaliações (provas, trabalhos e apresentações orais) igual ou maior que 6 (seis) e entrega, apresentação e aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Local

  • Campinas/SP: Hospital Veterinário Verlengia - Av. Francisco José de Camargo Andrade, 111 Jardim Chapadão/Castelo
  • Belo Horizonte/MG: Visiovet -  Rua Tenente Brito Melo, 587 - Barro Preto.
  • Brasília/DF: Hospital Veterinário Dr.Antônio Clemanceau - Setor de Áreas Isoladas Sul lote 14.
  • Rio de Janeiro/RJ: R. Dr. Satamini, 245 - Tijuca e Rua Jorge Rudge nº 15 - Vila Isabel.
  • Feira de Santana/BA: Amo Clinica Veterinária. Rua Arivaldo de Carvalho,195 - Bairro sobradinho.
 

Certificação 

 

Credenciamento MEC/FAJ:

Credenciamento: Portaria MEC nº 586, de 03/05/00, publicada no D.O.U. de 05/05/00.

Recredenciamento: Portaria MEC nº 841, de 30/09/14, publicada no D.O.U. de 01/10/14.

 

Credenciamento FAJ para oferta de Cursos EaD:

Portaria 1.102, de 27/11/15, publicada no D.O.U. de 30/11/15.

 

Curso de Medicina Veterinária:

Nota no CPC: 3

Nota no Conceito de Curso (CC): 4

Renovação de Reconhecimento do Curso de Medicina Veterinária: Portaria nº 820, de 30/12/14, publicada no D.O.U. de  02/01/15.

 

Documentos necessários:

Para a regularização de sua situação acadêmica é fundamental a entregua no primeiro dia de aula dos seguintes documentos:
  • Cópia simples do RG
  • Cópia simples do CPF
  • Cópia autenticada (em cartório) do Diploma de graduação
  • Cópia simples da Certidão de casamento ou Certidão de nascimento

 

Tags:

preparatório mapa    concurso veterinário    concurso mapa    prova mapa    preparatório para concurso    mapa 2017    curso preparatório mapa    auditor fiscal federal    mapa    concurso    curso preparatório mapa veterinário    edital mapa    auditor fiscal    curso concurso    veterinário mapa    curso concurso mapa    curso online mapa    prova mapa 2017    ministério da agricultura e pecuária    curso    
 
Todos os direitos reservados | IBVET - Instituto Brasileiro de Veterinária