Uso da ultrassonografia no diagnóstico das principais patologias toracolombares dos cavalos atletas
Gabriela Ferreira de Campos
Monografia apresentada para conclusão do Curso de Especialização Lato Sensu em Ortopedia em Equinos pela Faculdade Max Planck em convênio com o Instituto Brasileiro de Formação Profissional – IBVET, sob a orientação do Professor Doutor Jairo Jaramillo Cardenas , Indaiatuba, 2017.
Resumo
As enfermidades toracolombares nos equinos representam um desafio ao veterinário, que busca eliminar a dor, restituir o uso atlético do animal e minimizar as perdas econômicas. A lombalgia em equinos é uma área crescente na medicina veterinária devido a maior incidência de enfermidades toracolombares encontradas na avaliação de claudicação, disfunção ou baixa performance na atividade atlética dos equinos. A dificuldade de acesso das estruturas envolvidas e a ausência de sinais clínicos específicos, tornam o diagnóstico difícil e requer a utilização de métodos de diagnóstico por imagem complementar ao exame físico, para maior eficácia diagnóstica. Dessa forma um bom protocolo para controle da dor e tratamento da patologia de maneira específica podem ser realizados, propiciando o retorno do animal a atividade atlética o mais rápido possível.
A qualidade da imagem e a obtenção de bons resultados são altamente dependentes das habilidades e experiência ultrassonográfica do operador, além do conhecimento anatômico e biomecânico da região a ser avaliada. Devido a estes fatores, previamente aos exames de imagem é indispensável a obtenção de um histórico clínico completo e um exame físico estático e dinâmico para podermos correlacionar e graduar os achados nos exames de imagem com a sensibilidade ou dificuldade que o animal está apresentando.
Neste contexto, a ultrassonografia da coluna toracolombar transcutânea em conjunto com a transretal proporcionam uma avaliação complementar ao exame físico e radiográfico de forma a avaliar de maneira dinâmica as articulações, ligamentos, tendões e musculatura, além de servir como guia para infiltrações auxiliando no tratamento e definição do prognóstico do animal.
O presente estudo tem como objetivo padronizar uma técnica de avaliação ultrassonográfica da coluna toracolombar de fácil repetibilidade, levando em consideração a revisão anatômica ultrassonográfica, as principais lesões encontradas e a biomecânica que envolvem estas lesões.