TÉCNICAS DE TERMOTERAPIA PROFUNDA EM MEDICINA
Elisangela Carvalho Machado
Monografia apresentada para conclusão do Curso de Especialização Lato Sensu em Fisiatria e Reabilitação de Equinos pela Faculdade Max Planck em convênio com o Instituto Brasileiro de Veterinária – IBVET, sob orientação da Profa. Msc. Lídia Dornelas de Farias.
A termoterapia consiste na utilização de variações de temperatura para fins terapêuticos, sua aplicação na prática da reabilitação motora é amplamente difundida.
As técnicas de termoterapia são usadas principalmente para produzir um aumento de temperatura no tecido para uma variedade de objetivos terapêuticos. Destacam-se entre eles o aumento da temperatura tecidual, aumento do metabolismo energético, da elasticidade do tecido conjuntivo , velocidade de transmissão do impulso nervoso, aumento da elasticidade do sistema miotendíneo, redistribuição do fluxo sanguíneo e melhora da difusão do oxigênio disponível nos tecidos. As modalidades de calor terapêutico podem ser divididas em duas classe de agentes de aquecimento: agentes de termoterapia superficial e agentes de termoterapia profunda. Os principais elementos utilizados para a produção de calor profundo são energia mecânica, eletromagnética e elétrica. Almejando a diminuição do período de tratamento cicatricial em diversos tecidos tem se buscado alternativas a terapia convencional que colaborem com o processo reparativo produzindo um ambiente ideal para a sua ocorrência. Devido a grande importância do uso da termoterapia profunda neste
processo, o presente trabalho tem como objetivo descrever as diferentes modalidades de aquecimento profundo disponíveis na medicina veterinária por meio de revisão bibliográfica, assim como a suas indicações.
Palavras-chave: termoterapia, hipertermia profunda, ultrassom terapêutico, diatermia
por ondas curtas, tecarterapia.